Menu fechado

Porque na minha época…

21/08/2023 | Cultos especiais, Mensagens, Pr Kevin Tehlen

Texto bíblico básico: 1 Coríntios 12.12-26

Neste culto dedicado aos jovens da igreja temos uma comparação entre as diversas gerações que vivem em nosso meio. Popularmente, elas receberam algumas classificações e nomes:

1) Babyboomers – São os nascidos entre 1945 e 1964 (média 70 anos). É a geração pós-Segunda Guerra Mundial, cuja infância ainda foi marcada pelas dificuldades dos seus pais que, mais do que viver, sobreviveram à guerra. A ênfase dos jovens babyboomers foi principalmente de trabalho, busca de experiência, estabilidade e patrimônio.

2) Geração X – Nascidos entre 1965 e 1980 (média 50 anos) – Ênfase em crescimento nas empresas e em ostentação. Expansão da participação das mulheres na economia.

3) Geração Y – Nascidos entre 1981 e 1996 (média 30 anos) – Época da grande expansão e popularização dos recursos de informática, criando cada vez mais autonomia individual. A família perde importância. Muitos preferem adotar animais a ter filhos. Palavras chaves são flexibilidade, redes sociais, tolerância, diversidade, inclusão. Maior potencial de compra.

4) Geração Z – Nascidos entre 1997 e 2010 (média 20 anos) – Imediatistas e superinformados. Apesar do excesso de recursos disponíveis, cresce a insatisfação, ansiedade, pânico e depressão. Segundo a UNICEF, cerca de 16 milhões deles sofrem de transtornos mentais. Por outro lado, há uma tendência de dedicação a causas nobres de solidariedade humana.

5) Geração Alfa – Nascidos de 2010 até agora (média ~10 anos) – Geração da inteligência artificial e aumento ainda maior da autonomia e do individualismo.

Como fica a situação da Igreja diante deste quadro?

Algumas caracterizações:

BABY BOOMERS

Nascem, crescem e se desenvolvem na mesma igreja

GERAÇÃO X

Procura melhorar aquilo que não está bem, quer mudanças!

GERAÇÃO Y

Começam a olhar para outras possibilidades de igreja.

GERAÇÃO Z

Cultos online
Posso participar de várias igrejas ao mesmo tempo.

GERAÇÃO alfa

Igreja Metaverso
Moro no Brasil, mas sou membro da igreja X Church;
Participar presencialmente já não faz tanto sentido.

Alguns dados sobre a situação em geral extraídos de várias fontes:

“Segundo a Unicef, a organização da ONU voltada à infância, em 2021 cerca de 16 milhões de crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos na América Latina sofria de transtornos mentais” (guiadoestudante.abril.com.br).

“De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, o Brasil é o país mais ansioso do mundo, o segundo mais estressado e o quinto mais depressivo. O estudo registrou 43% dos trabalhadores relatando esgotamento” (nube.com.br).

O transtorno do pânico (TP) é caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento, durando em média de 15 a 30 minutos (bvsms.saude.gov.br).

“O estilo de vida imediatista desses jovens torna-os mais vulneráveis ao desenvolvimento de diferentes desordens emocionais. Mediante o risco do surgimento de ansiedade e depressão, exige-se um olhar muito atento para o modo como a sociedade está absorvendo os avanços tecnológicos e as transformações” (hospitalsantamonica.com.br).

O texto bíblico básico indicado no topo oferece orientação para lidar com essas diversas situações.

Em outra passagem, Paulo fornece orientação adicional:

Ensine os homens mais velhos a serem moderados, dignos de respeito, sensatos e sadios na fé, no amor e na perseverança; ensine as mulheres mais velhas a serem reverentes na sua maneira de viver, a não serem caluniadoras nem escravizadas a muito vinho, mas a serem capazes de ensinar o que é bom. Assim, poderão orientar as mulheres mais jovens a amarem seus maridos e seus filhos, a serem prudentes e puras, a estarem ocupadas em casa, a serem bondosas e sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja difamada. Da mesma maneira, encoraje os jovens a serem prudentes (Tito 2.2-6).

Confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo tem grande poder e produz grandes resultados (Tiago 5.16).

Pr Kevin Tehlen – domingo, 20/8/2023


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.