Menu fechado

Escolhas X consequências

20/11/2023 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série "Em tempos de incerteza" (Habacuque)

Série “Em tempos de incertezas” (5)

Texto bíblico básico: Habacuque 2.6-20

O texto proclama cinco “Ais” contra quem toma posições condenáveis e adverte contra os resultados de tais decisões. São advertências bem práticas e que requerem um autoexame e decisões nossas em cada caso. É um texto bastante duro, mas um bom alerta para a nossa vida:

Ai dos desonestos!

Ai daquele que amontoa bens roubados e se enriquece mediante extorsão! Até quando isto continuará assim? (Hc 2.6).

O texto anuncia a invasão dos babilônios, que Deus usaria para punir os procedimentos errados de Israel, embora esses invasores fossem cometer os mesmos males e também acabariam punidos por isso:

Estou trazendo os babilônios, nação cruel e impetuosa, que marcha por toda a extensão da terra para apoderar-se de moradias que não lhe pertencem (Hc 1.6).

Desde os tempos de Moisés Deus já havia advertido seu povo contra a exploração do próximo carente, inclusive em pequenas coisas:

Extorsão:

Quando um de vocês fizer um empréstimo de qualquer tipo ao seu próximo, não entre na casa dele para apanhar o que ele lhe oferecer como penhor. Fique do lado de fora e deixe que o homem, a quem você está fazendo o empréstimo, traga a você o penhor. Se o homem for pobre, não vá dormir tendo com você o penhor (Dt 24.10-12).

Retribuição:

Porque você saqueou muitas nações, todos os povos que restaram o saquearão. Pois você derramou muito sangue, e cometeu violência contra terras, cidades e seus habitantes (Hc 2.8).

Ai dos gananciosos!

Ai daquele que obtém lucros injustos para a sua casa, para pôr seu ninho no alto e escapar das garras do mal (Hc 2.9).

Você tramou a ruína de muitos povos, envergonhando a sua própria casa e pecando contra a sua própria vida. Pois as pedras clamarão da parede, e as vigas responderão do madeiramento contra você (Hc 2.10-11).

Ai dos prepotentes!

Ai daquele que edifica uma cidade com sangue e a estabelece com crime (Hc 2.12).

É um alerta para quem se julga superior e quer se impor sobre os outros:

Pois as suas mãos estão manchadas de sangue, e os seus dedos, de culpa. Os seus lábios falam mentiras, e a sua língua murmura palavras ímpias. Ninguém entra em causa com justiça, ninguém faz defesa com integridade. Apoiam-se em argumentos vazios e falam mentiras; concebem maldade e geram iniquidade (Is 59.3-4).

Acaso não vem do Senhor dos Exércitos que o trabalho dos povos seja só para satisfazer o fogo, e que as nações se afadiguem em vão? E a terra se encherá do conhecimento da glória do Senhor, como as águas enchem o mar (Hc 2.13-14).

Ai dos depravadores!

São os que arruínam a pessoa do próximo para poder dominar sobre ele:

Ai daquele que dá bebida ao seu próximo, misturando-a com o seu furor, até que ele fique bêbado, para lhe contemplar a nudez (Hc 2.15).

A violência que você cometeu contra o Líbano o alcançará, e você ficará apavorado com a destruição de animais, que você fez. Pois você derramou muito sangue, e cometeu violência contra terras, cidades e seus habitantes (Hc 2.17).

Livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta (Hb 12.1).

Ai dos idólatras

Ai daquele que diz à madeira: “Desperte! Ou à pedra sem vida: Acorde! ” Poderá isso dar orientação? Está coberta de ouro e prata, mas não respira (Hc 2.19).

De que vale uma imagem feita por um escultor? Ou um ídolo de metal que ensina mentiras? Pois aquele que o faz confia em sua própria criação, fazendo ídolos incapazes de falar (Hc 2.18).

Mas o Senhor está em seu santo templo; diante dele fique em silêncio toda a terra (Hc 2.20).

A alternativa para os Ais:

Venham! Vejam as obras do Senhor, seus feitos estarrecedores na terra. Ele dá fim às guerras até os confins da terra; quebra o arco e despedaça a lança, destrói os escudos com fogo. Parem de lutar! Saibam que eu sou Deus! Serei exaltado entre as nações, serei exaltado na terra. “O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa torre segura (Sl 46.8-11).

Pr Wilson R. Greve – domingo, 12/11/2023


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.