Menu fechado

Planos divinos x planos humanos

07/01/2019 | Mensagens, Pastores visitantes

Pr Hartmut R. Glaser (6/1/19)

Clique para ouvir a mensagem.

Texto bíblico básico: Mateus 16.22-23

O que acontecerá neste ano?

A nossa vida se desenvolve de acordo com um plano, mas muitas vezes achamos que tudo acontece aleatoriamente, já que os caminhos parecem ser muito sinuosos, algumas vezes até entrelaçados e sem rumo, parecendo-se então muito mais com as voltas dentro um labirinto.

Diante disso, atualmente PLANEJAMENTO se escreve com letras maiúsculas. A ideia é que, quanto melhor o planejamento, menores são os problemas. No entanto, para a nossa vida não é importante nem decisivo o que nós planejamos e o que nós pensamos, mas o mais importante é o plano que DEUS já previu para cada um de nós. Basta conhecermos os detalhes de cada momento que nos apontam o caminho.

A questão, então, é como reagimos ao plano que Deus tem para cada um de nós e o que Deus diz sobre os nossos planos pessoais:

1. O homem diz NÃO para o plano de Deus.
2. Deus diz NÃO para os nossos planos.

O homem diz não para o plano de Deus.

A sombra da cruz atravessa o caminho de Jesus e contraria os planos dos discípulos. No texto bíblico em estudo, essa negação humana ao plano divino é proferida por:

  • um discípulo;
  • um homem piedoso;
  • um conhecedor das promessas divinas;
  • alguém que não era um incrédulo qualquer.

Quantas vezes nós nos parecemos com Pedro?

Expressamos este NÃO aos planos de Deus todas as vezes em que julgamos que os nossos alvos são muito mais importantes e quando pensamos que são infalíveis e perfeitos.

Ao fazer isso, “transferimos” nossos objetivos e planos para Deus e pensamos que agora Deus precisa ajudar a implementar nossas ideias. Prescrevemos a Deus como ele deve agir e ditamos as regras como ele deve proceder.

Provavelmente todos nós já passamos por essa rebeldia, mas está na hora de aprendermos que as coisas não acontecem de acordo com os nossos planos, mas exclusivamente de acordo com os planos traçados por DEUS para a nossa vida.

Todas as vezes em que pensamos ou dizemos que Deus não pode permitir que isso aconteça, dizemos NÃO para os planos de DEUS na nossa vida.

Mas o que Deus diz sobre os nossos planos?

Deus diz NÃO para os nossos planos.

O plano de Deus era totalmente diferente e mais elevado do que o plano de Pedro e dos discípulos.

Jesus dizia: A cruz é o caminho.
Pedro dizia: A cruz não pode ser o caminho.

Jesus dizia: Deus quer que seja assim.
Pedro dizia: Deus não pode permitir que isto aconteça.

Deus quer que os nossos planos humanos, que seriam executados por meios humanos e com recursos humanos, sejam realizados de acordo com a SUA vontade para não cairmos no vazio, mas na realidade.

não é a confiança que mostramos em nossa alegre caminhada, mas a confiança que demonstramos em obediência à orientação de DEUS.

Divino x Humano: será que sempre viveremos debaixo deste conflito?

A única atitude válida é olhar para o alto, para Jesus, o autor e consumador da nossa fé.

Jesus lutou até o final para contornar o sofrimento e a morte cruel na cruz, mas terminou dizendo “Não a minha vontade, mas como tu queres!”

Aí está a solução do conflito entre o divino e o humano.

Devemos aceitar o NÃO divino para os nossos planos e dizer SIM ao seu plano para a nossa vida.