Menu fechado

Como Deus cumpre seus propósitos?

15/04/2019 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série "Josué"

Série Josué (2)

Domingo, 14/4/19

Clique para ouvir a mensagem.

Texto bíblico básico: Josué 2

O propósito de Deus se cumpre mesmo em meio à imperfeição

vv 1-6: A Bíblia chama Raabe, a mulher com quem os espias de Josué se hospedaram, de prostituta. Possivelmente era dona de uma hospedaria para viajantes. Ela não só era uma pessoa comum, sem nenhuma qualificação para a obra de Deus, como era de caráter duvidoso: prostituta e, a rigor, traidora do seu povo, já que ajudou seus inimigos, mentindo para o rei da cidade.

Ainda assim, Deus a usou para os seus fins. O apóstolo Paulo diz a respeito disso:

Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos, poucos eram poderosos, poucos eram de nobre nascimento. Deus escolheu o que para o mundo é loucura para envergonhar os sábios, e escolheu o que para o mundo é fraqueza para envergonhar o que é forte. Ele escolheu o que para o mundo é insignificante, desprezado e o que nada é para reduzir a nada o que é, a fim de que ninguém se vanglorie diante dele (1 Co 1. 27-29).

Portanto, não cabe a nós julgar os outros por aquilo que são, mas examinar a nós mesmos com cuidado – Deus conhece as nossas intenções.

O propósito de Deus se cumpre por meio dos seus feitos por nós

vv8-10a: Raabe disse aos espias que sabia o que Deus já havia feito a favor de Israel, abrindo o Mar Vermelho. Por isso ela se rendeu ao poder de Deus.

Será que nós mostramos ao mundo o que Deus fez na nossa vida como fez Davi no Salmo 40?

Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama, pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão e confiarão no Senhor (Sl 40.2-3).

Outras passagens neste sentido:

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito (Rm 8.28).

Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores por meio daquele que nos amou (Rm 8.35-37).

As pessoas ao nosso redor esperam ver a glória do Senhor em nós. Ou será que a nossa atitude é como a dos israelitas no deserto mesmo depois de ver o milagre que Raabe tanto admirava?

Disseram os israelitas: Quem dera a mão do Senhor nos tivesse matado no Egito! Lá nos sentávamos ao redor das panelas de carne e comíamos pão à vontade, mas vocês nos trouxeram a este deserto para fazer morrer de fome toda esta multidão (Êx 16.3).

O propósito de Deus se cumpre por meio da nossa obediência total a ele

vv 10-11: A ordem de Deus aos israelitas foi aniquilar completamente os povos que habitavam a terra prometida:

Nas cidades das nações que o Senhor, o seu Deus, lhes dá por herança, não deixem vivo nenhum ser que respira (Dt 20.16).

Até o momento de os israelitas chegarem diante de Jericó, eles haviam cumprido esta ordem contra vários povos a leste do Jordão – e foram bem-sucedidos até então:

O Senhor, o nosso Deus, também entregou em nossas mãos Ogue, rei de Basã, e todo seu exército. Nós os derrotamos sem deixar nenhum sobrevivente (Dt 3.3).

Cabe a nós hoje, então, adotar não as mesmas práticas daqueles israelitas, mas a mesma obediência a Deus naquilo que ele nos mandar, que é bem diferente daquele cenário. A prova disso é abandonarmos os antigos pecados:

Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, … a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade (Ef 4.22-24).

Se formos plenamente obedientes, não haverá empecilhos para cumprirmos nossa tarefa. Somos servos de Deus – ele é o Senhor absoluto, e Jesus promete:

Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele (Jo 14.21).


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.