Menu fechado

Santifiquem-se!

06/05/2019 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série "Josué"

Série Josué (3)

Domingo, 5/5/2019

Texto bíblico básico: Josué 3.2-5

O texto bíblico indicado relata a primeira vez em que Josué se dirigiu diretamente ao povo de Israel como líder, para passar instruções. O ponto central dessas instruções foi que o povo deveria santificar-se. Na prática, isto significa o seguinte:

O povo deveria seguir o caminho que Deus indicava

Esse tipo de instrução o povo já havia recebido antes, e cada vez que desobedecia a ela, sobrevinham consequências ruins:

Conforme a ordem do Senhor acampavam, e conforme a ordem do Senhor partiam. Nesse meio tempo, cumpriam suas responsabilidades para com o Senhor, de acordo com as suas ordens anunciadas por Moisés (Números 9.23).

Ao povo de Israel no deserto, Deus muitas vezes dava instruções visíveis ou ordens diretamente por meio de Moisés. Em outras ocasiões, porém, bastava que observassem o que era feito com a Arca da Aliança – eles deveriam seguir para onde ela fosse levada.

Para nós, hoje, essas instruções encontram-se na Escritura:

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que todo homem de Deus seja apto e perfeitamente preparado para toda boa obra (2 Timóteo 3.16-17).

Será que nos mantemos atentos ao caminho que Deus aponta?

O povo deveria santificar-se para entrar na terra prometida

Josué ordenou ao povo: “Santifiquem-se, pois amanhã o Senhor fará maravilhas entre vocês” (Josué 3.5).

Eles estariam na presença do Senhor e lutariam pelo Senhor.

Para estar na presença do Senhor, é necessário consagrar-se. Também esta instrução já havia sido dada antes:

O Senhor disse a Moisés: “Vá ao povo e consagre-o hoje e amanhã. Eles deverão lavar suas vestes e estar prontos no terceiro dia, porque neste dia o Senhor descerá sobre o monte Sinai, à vista de todo o povo (Êxodo 19.10-11).

Para comparecermos à presença de Deus, há necessidade de purificação. Não podemos justificar nossa negligência ou impureza apelando para a graça de Deus, como se ele não se importasse com a nossa impureza.

Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença (Efésios 1.4).

Isto exige um autoexame da nossa parte:

Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos porque eu sou santo” (1 Pedro 1.14-16).

É necessário consagrar-se para servir a Deus

Um exemplo positivo:

Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar (Daniel 1.8).

Daniel e seus amigos saíram ilesos daquela prova.

Um exemplo negativo:

Nadabe e Abiú, filhos de Arão, pegaram cada um o seu incensário, nos quais acenderam fogo, acrescentaram incenso e trouxeram fogo profano perante o Senhor, sem que tivessem sido autorizados. Então saiu fogo da presença do Senhor e os consumiu. Morreram perante o Senhor … “Aos que de mim se aproximam, Santo me mostrarei; à vista de todo o povo glorificado serei” (Levítico 10.1-3).

A guerra do povo de Israel sob Josué seria ganha pela bênção de Deus se eles estivessem santificados:

Numa grande casa há vasos não apenas de ouro e prata, mas também de madeira e barro; alguns para fins honrosos, outros para fins desonrosos. Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra (2 Timóteo 2.20-21).

Para realizarmos a obra de Deus como igreja, precisamos pôr nossa vida em ordem – isso não é uma ameaça, mas um incentivo que inclui a esperança de que Deus agirá por meio de nós.


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.