Menu fechado

Antes da batalha

01/07/2019 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série "Josué"

Série Josué (4)

Pr Wilson R. Greve – domingo, 30/6/19

Texto bíblico básico: Josué 5.1-12

O Senhor preparou o caminho.

Israel atravessou o Jordão a seco. Quarenta anos antes, porém, os espias enviados à terra haviam desanimado Israel:

Disseram: Não podemos atacar aquele povo, é mais forte do que nós – e espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra.

Agora, após a travessia do Jordão, os habitantes de Canaã observaram aquilo e se apavoraram. Era a chance de Josué aproveitar a fragilidade deles e atacar, mas ele não fez isso. Deus lhe deu uma ordem aparentemente absurda: circuncidar todos os homens – o que os deixaria incapacitados por um bom tempo. Por quê?

Eles deveriam entender que toda a sua vitória teria de vir de Deus. Paulo expõe essa verdade para nós em Efésios 3.20-21:

Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo que pedimos ou pensamos, de acordo com seu poder que atua em nós, a ele seja a glória na Igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre! Amém!”

Ao olhar para os arredores da nossa igreja, podemos observar a enorme necessidade de divulgar o evangelho ali. É hora de também nos santificarmos e então deixar Deus agir.

Josué preparou o povo

Durante a jornada pelo deserto, eles haviam negligenciado as ordens de Deus quanto à circuncisão e também à celebração da Páscoa – ou seja, a santificação. Agora Deus requereu que seu povo se identificasse antes de partir para a batalha – deveriam colocar tudo em ordem, conforme Deus havia instruído desde Abraão:

Esta é a minha aliança com você e com seus descendentes, aliança que terá de ser guardada: todos os do sexo masculino entre vocês serão circuncidados na carne. Terão de fazer essa marca, que será o sinal da aliança entre mim e vocês. Da sua geração em diante, todo menino de oito dias de idade entre vocês terá que ser circuncidado, tanto os nascidos em sua casa quanto os que forem comprados de estrangeiros e que não forem descendentes de vocês (Gênesis 17. 10-12).

Todavia, essa marca externa deveria ser um sinal da postura íntima deles, como explica Jeremias:

Circuncidai-vos ao Senhor e tirai os prepúcios do vosso coração, ó homens de Judá e habitadores de Jerusalém, para que a minha indignação não venha a sair como fogo e arda de modo que ninguém o possa apagar por causa da maldade das vossas obras (Jeremias 4.4).

Os apóstolos Pedro e Paulo traduzem isso para nós:

Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância, mas assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: sejam santos, porque eu sou santo (1 Pedro 1.14-16).

Numa grande casa há vasos não apenas de ouro e prata, mas também de madeira e barro, alguns para fins honrosos, outros para fins desonrosos. Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra (2 Timóteo 2.20-21).

Deus requer nossa santificação antes de agir por meio de nós.

O povo se preparou

Antes de partir para a batalha, os israelitas também celebraram a Páscoa, que era um lembrete para a necessidade de estarem preparados para quando Deus os chamasse:

Ao comerem, estejam prontos para sair: cinto no lugar, sandálias nos pés e cajado na mão. Comam apressadamente. Esta é a Páscoa do Senhor (Êxodo 12.11).

Assim como os israelitas no Egito, não pertencemos ao lugar em que estamos:

Enquanto estamos nesta casa, gememos e nos angustiamos, porque não queremos ser despidos, mas revestidos da nossa habitação celestial, para que aquilo que é mortal seja absorvido pela vida. Foi Deus que nos preparou para esse propósito, dando-nos o Espírito como garantia do que está por vir (2 Coríntios 5.4-5).

Logo depois desses episódios, cessou o maná enviado por Deus e o povo começou a se alimentar dos frutos da terra.

Também para nós chegou a hora de agir. Deus já fez os milagres de que necessitávamos. É preciso trabalhar no campo em que estamos!


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.