Menu fechado

O que Deus quer do seu povo

08/07/2019 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série "Josué"

Série Josué (6)

Pr Wilson R. Greve – domingo, 7/7/19

Clique para ouvir a mensagem.

Texto bíblico básico: Josué 5.13-16; 6.1-27

Enquanto se preparava para um provável ataque a Jericó, Josué deparou-se com um guerreiro. Perguntado se estava a favor ou contra Israel, este se apresentou como “comandante dos exércitos de Deus”, dizendo que não era nem a favor nem contra, mas transmitindo instruções de Deus para os próximos passos da campanha de Israel.

Certamente aquilo não combinava com nada do que Josué imaginava. Nós planejamos nossas ações segundo o que a nossa razão recomenda, mas até aí ainda não sabemos o que Deus quer. De qualquer modo, o que vale para nós é:

A nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais (Efésios 6.12).

Portanto, nossa luta não deve ser contra as pessoas em torno de nós, mas contra os poderes contrários a Deus. Israel não deveria destruir Jericó porque esta obstruía o seu caminho, mas porque era ímpia – havia se afastado de Deus. Naquele momento, Deus não queria a batalha contra Jericó, mas o seu cerco.

O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz da glória de Cristo, que é a imagem de Deus (2 Coríntios 4.4).

Deus amou o mundo todo e nós somos os que sabemos disso. Devemos então compartilhar o amor de Deus.

Crer na orientação e na vontade de Deus

Josué recebeu instruções para o cerco de Jericó, e aquilo era algo que parecia simples demais e sem sentido, mas veio acompanhado da promessa de que Deus entregaria toda a Jericó nas mãos de Israel:

Saiba que entreguei nas suas mãos Jericó, seu rei e seus homens de guerra. … Quando as trombetas soarem um longo toque, todo o povo dará um forte grito, o muro da cidade cairá e o povo atacará, cada um do lugar onde estiver (Josué 6. 2,5).

Traduzindo para nossa situação atual:

Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias, e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes, e Deus escolheu as coisas vis deste mundo e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são, para que nenhuma carne se glorie perante ele (1 Coríntios 1.27-29).

Vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus por meio de Jesus Cristo (1 Pedro 2.5).

Vocês … são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1 Pedro 2.9).

Cumprir a vontade de Deus

Nossa prioridade deve ser anunciar o amor de Deus e a volta de Cristo. Deus cuidará do modo como isso deve ser feito, mesmo que pareça despropositado para nós:

Sei que podes fazer todas as coisas, nenhum dos teus planos pode ser frustrado (Jó 42.2).

Em Isaías 55.8-11, Deus explica:

Os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos, declara o Senhor. Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os seus pensamentos. Assim como a chuva e a neve descem  dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.

Os planos e caminhos de Deus estão muito além do que podemos entender. Será que cremos que Deus pode usar a nossa vida?

Conclusão

Será que atingimos o propósito de Deus para nós?

De que modo Deus me tem usado?

Nossa capacidade não importa – o que importa é não sermos empecilhos para a obra de Deus.

Deus quer nos usar, o que precisamos é obedecer e crer, e ele agirá.

Basta estar disponíveis no lugar em que estivermos.

Se Deus derrubou os muros de Jericó só com um grito, ele também poderá agir por meio de nós.

Jesus promete:

Esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas os ressuscite no último dia (João 6.39).


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.