Menu fechado

O que o povo quer do seu Deus

15/07/2019 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série "Josué"

Série Josué (7)

Pr Wilson R. Greve – domingo, 14/7/19

Clique para ouvir a mensagem.

Texto bíblico básico: Josué 7.1-9

Que ele não interfira nos seus planos (v. 2-3)

Depois da conquista de Jericó, os israelitas acharam que seria fácil derrotar a pequena cidade de Ai. Quarenta anos antes, o clima era bem diferente. Os espias daquela época relataram a Moisés:

O povo que lá vive é poderoso, e as cidades são fortificadas e muito grandes. Também vimos os descendentes de Enaque; os amalequitas vivem no Neguebe, os hititas, os jebuseus e os amorreus vivem na região montanhosa, os cananeus vivem perto do mar e junto ao Jordão (Números 13.28-29).

O que mudou? Aprenderam a confiar em Deus? Talvez, mas a fé não pode ser rotineira. Acharam que daquilo dariam conta sozinhos. A esse respeito, Tiago lembra a nós:

Ouçam agora, vocês que dizem: hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro: vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo (Tiago 4.13-15).

Com isso, o resultado do ataque a Ai foi bem diferente do imaginado: fuga desordenada do exército e 36 mortos.

Por isso, o profeta Jeremias diz:

Assim diz o Senhor: Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor (Jeremias 17.5).

Será que incluímos o Senhor nos nossos planos?

2. Que ele conserte os fracassos (v. 6-9)

O desânimo diante da derrota contra Ai foi grande, muito semelhante ao clima após a saída do Egito, quando os egípcios os perseguiram:

Disseram-lhes os israelitas: Quem dera a mão do Senhor nos tivesse matado no Egito! Lá sentávamos ao redor das panelas de carne e comíamos pão à vontade, mas vocês nos trouxeram a este deserto para fazer morrer de fome toda esta multidão! (Êxodo 16.3)

É nossa tendência também: reclamamos e queremos que Deus conserte o que estragamos em vez de lhe pedir que conserte a nossa vida.

Deus havia instruído Josué assim:

Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou, não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem-sucedido por onde quer que andar (Josué 1.7).

Será que os israelitas se lembraram disso?

Para nós, as instruções de procedimento estão na Escritura Sagrada. Paulo instrui Timóteo:

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra (2 Timóteo 3.16-17).

E Jesus disse:

Quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha (Mateus 7.24).

3. As consequências das nossas escolhas (v. 1,4-5)

O povo ficou desanimado, pois foram perseguidos ladeira abaixo e apanharam tanto ao ponto de 36 homens, guerreiros, morrerem. Apesar de um exército de três mil homens sair para atacar a cidade, foram colocados para correr, tudo isso porque Deus se ofendera com a infidelidade de apenas um homem, Acã, que resolveu se apossar de coisas consagradas a Deus – por isso todo o povo foi chamado de infiel pelo Senhor.

Deus vai trazendo à tona nossos pecados. Pedro ensina a respeito disso:

Uma vez que vocês chamam Pai aquele que julga imparcialmente as obras de cada um, portem-se com temor durante a jornada terrena de vocês, pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados (1 Pedro 1.17-18).

Temos de viver de acordo com a Palavra de Deus, e ele vai nos julgar em função disso. Não estamos isentos de pecados, mas se incluirmos Deus em tudo, teremos uma visão diferente:

Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do Senhor! Como são felizes os que obedecem aos seus estatutos e de todo o coração o buscam (Salmo 119.1-2).

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12.2).


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.