Menu fechado

Serviremos ao Senhor!

18/11/2019 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série "Josué"

Série Josué (15)

Pr. Wilson R. Greve – domingo, 17/11/19

Clique para ouvir a mensagem.

Texto bíblico básico: Josué 23 e 24

Estes dois últimos capítulos do livro de Josué relatam a despedida do sucessor de Moisés e mostram que Deus tinha um plano para o povo de Israel. Js 23.1-11 explica que

Deus deu a terra ao povo por amor

Deus fez questão de não dar ao seu povo um lugar qualquer, mas uma terra especial, destinada a ele há muito tempo:

Vocês mesmos viram tudo o que o Senhor, o seu Deus, fez com todas essas nações por amor a vocês; foi o Senhor, o seu Deus, que lutou por vocês (Js 23.3).

Será que entenderam isso depois de 40 anos no deserto, com lutas e mortes? Que amor foi esse? Achamos que somos amados só quando recebemos agrados, mas as dificuldades também são demonstrações de amor. O amor de Deus também se demonstra nas lutas que nos firmam e fortalecem:

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem do seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos (Rm 8.28-29).

Será que percebemos que tudo o que Deus faz por nós também é por amor?

Façam todo esforço para obedecer e cumprir tudo o que está escrito no Livro da Lei de Moisés, sem se desviar nem para a direita nem para a esquerda.
Não se associem com essas nações que restam no meio de vocês. Não invoquem os nomes dos seus deuses nem jurem por eles. Não lhes prestem culto nem se inclinem perante eles.”

Nas cidades das nações que o Senhor, o seu Deus, dá a vocês por herança, não deixem vivo nenhum ser que respira. Conforme a ordem do Senhor, o seu Deus, destruam totalmente os hititas, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus, senão eles os ensinarão a praticar todas as coisas repugnantes que eles fazem quando adoram os seus deuses, e vocês pecarão contra o Senhor, contra o seu Deus (Dt 20.16-18).

Por que Deus diz que me ama e me dá uma lei tão dura?

Seguir tudo o que Deus exige é muito difícil porque nossa visão é limitada.

Deus explica a razão da lei – para não pecar.

No entanto, os israelitas não destruíram tudo o povo achou as leis duras demais.

Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo – a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens – não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre (1Jo 2.15-17).

Deus exige fidelidade a ele

Se vocês se afastarem e se aliarem aos sobreviventes dessas nações que restam no meio de vocês e se casarem com eles e se associarem com eles, estejam certos de que o Senhor, o seu Deus, já não expulsará essas nações de diante de vocês. Ao contrário, elas se tornarão armadilhas e laços para vocês, chicote em suas costas e espinhos em seus olhos até que vocês desapareçam desta boa terra que o Senhor, o seu Deus, deu a vocês (Js 23.12-13).

Assim como cada uma das boas promessas do Senhor, o seu Deus, se cumpriu, também o Senhor fará cumprir-se em vocês todo o mal com que os ameaçou, até eliminá-los desta boa terra que lhes deu (Js 23.15).

Deus cumpre tanto o bem como o mal que anunciou. Deus é amor e também justiça.

Sobre a fidelidade, a orientação que Paulo deu a Timóteo pode ajudar:

Permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu, porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra (2Tm 3.14-17).

É necessário que Deus seja glorificado por meio da nossa vida.

Deus espera uma decisão do povo

Sua instrução para isso é:

Agora temam o Senhor e sirvam-no com integridade e fidelidade. Joguem fora os deuses que os seus antepassados adoraram além do Eufrates e no Egito, e sirvam ao Senhor (Js 24.14 ).

O hebraico usa aqui as palavras emeth (verdade) e tamim (inteiramente de acordo com a verdade) – para encaixar em integridade e fidelidade.

Jesus ensina a respeito:

Nem todo aquele que me diz: “Senhor, Senhor”, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: “Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?” Então eu lhes direi claramente: “Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal!” (Mt 7.21-23)

O reverso dessa decisão, que temos a liberdade de tomar, seria:

Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir, se aos deuses que os seus antepassados serviram além do Eufrates, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra vocês estão vivendo… (Js 24.15)

Diante da declaração positiva do povo a isso, Josué então instrui:

“Agora, então, joguem fora os deuses estrangeiros que estão com vocês e voltem-se de coração para o Senhor, o Deus de Israel”. E o povo disse a Josué: “Serviremos ao Senhor nosso Deus e lhe obedeceremos”.


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.