Menu fechado

O presente da salvação!

09/12/2019 | Mensagens, Pr Wilson Greve

Pr. Wilson R. Greve – domingo, 1/12/19

Texto bíblico básico: Lucas 1.68-79

Deus ama seu povo e não o esquece

A época do Natal é de muita correria, mas também de expectativa e generosidade e, ao mesmo tempo, muitas vezes de tristeza.

Nesta época, o cântico de Zacarias, pai de João Batista, adquire muito significado. Ele está reproduzido no nosso texto bíblico básico. Eis o início desse cântico:

Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo.
Ele promoveu poderosa salvação para nós, na linhagem do seu servo Davi,
(como falara pelos seus santos profetas na antiguidade)
(Lc 1.68-70).

Zacarias entoou esse cântico por ocasião do nascimento do seu filho, mas seu foco nem é este. Ele destaca o amor de Deus, que visitou o seu povo e que não desiste de nós.

Ele olha além, para Jesus, o Messias que viria, e o coloca na posição que lhe cabe, no espírito do Salmo 132.13+17:

O Senhor escolheu Sião com o desejo de fazê-la sua habitação … “Ali farei renascer o poder de Davi e farei brilhar a luz do meu ungido”.

Lembra também o profeta Zacarias (não confundir com o pai de João Batista):

Alegre-se muito, cidade de Sião! Exulte, Jerusalém! Eis que o seu rei vem a você, justo e vitorioso, humilde e montado num jumento, um jumentinho, cria de jumenta” (Zc 9.9).

Deus preparou e cuidou de cada detalhe da sua promessa

Ele libertaria o seu povo, embora não da dominação romana, como seus contemporâneos esperavam.

Ele demonstrou sua misericórdia aos pais – e a preservaria com a vinda de Jesus.

Ele cumpriu sua aliança com Abrão:

O Senhor disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados” (Gn 12.1-3).

Deus não limitou sua aliança a Abrão, mas estendeu-a até nós por intermédio de Jesus:

Assim também as promessas foram feitas a Abraão e ao seu descendente. A Escritura não diz: “e aos seus descendentes”, como se falando de muitos, mas: “ao seu descendente”, dando a entender que se trata de um só, isto é, Cristo” (Gl 3.16).

Deus nos deu o melhor presente

Em sua bondade, Deus cuidou de cada detalhe para nos proporcionar a sua paz…

…porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz” (Is 9.6).

Essa foi a promessa, e seu cumprimento é:

Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16).

Só Deus tem o poder de transformar nossa vida sem que isso dependa de nós.

Paulo comenta assim o significado dessa dádiva de Deus:

Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou
deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar nas eras que hão de vir a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus, pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie
(Ef 2.4-9).

Conclusão

Zacarias viu o amor de Deus proporcionando restauração por meio da sua misericórdia e graça – e todos nós precisamos dessa graça para que ela transforme a nossa vida.

Essa restauração por meio de Jesus enche a nossa vida com a paz de Deus, e esse é o maior presente que podemos receber.

Muitas pessoas de boa vontade continuam angustiadas e sem paz porque a procuram no lugar errado – em Jesus ela está disponível de graça e a qualquer momento para cada uma de nós, de acordo com a promessa de Jesus:

Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo. Vocês me ouviram dizer: Vou, mas volto para vocês. Se vocês me amassem, ficariam contentes porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu (Jo 14.27-28).

Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.
Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver
(Jo 14.1-3).


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.