Menu fechado

O que nos aguarda no futuro?

06/01/2020 | Mensagens, Pr Wilson Greve

Pr Wilson R. Greve – domingo, 5/1/2020

Texto bíblico básico: 1 Pedro 1.1-7

Quem somos neste mundo?

Reclamar da situação e das circunstâncias é uma das nossas atitudes mais comuns. A primeira carta de Pedro dirige-se a cristãos que certamente teriam muito mais motivos para reclamar do que nós – era a época em que começavam as perseguições em grande escala aos cristãos por todo o Império Romano. No entanto, Pedro destaca a alegria na vida deles! Por quê? Ele diz que somos

  • eleitos de Deus e
  • peregrinos.

Eleitos:

O termo original eklektos significa algo especialmente escolhido, separado para um fim especial. No Antigo Testamento, essa condição aplicava-se ao povo de Israel:

Vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal (Dt 7.6).

Como, porém, Israel não correspondeu a esse chamado, Jesus anuncia o seguinte:

O Reino de Deus será tirado de vocês e será dado a um povo que dê os frutos do Reino (Mt 21.43).

Pedro explica então que hoje esse povo escolhido consiste dos seguidores de Cristo – aqueles que entregaram o comando de toda a sua vida a Cristo – e, para não falharmos como Israel, temos a seguinte promessa:

Vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie (Ef 2.8-9).

Portanto, não são os nossos recursos ou as nossas realizações que garantem o êxito da nossa eleição, mas a obra do Espírito Santo em nós. Jesus prometeu o seguinte a esse respeito:

Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado (Jo 16.8-11).

O Espírito Santo nos capacita e impele – e então basta obedecer. Paulo comenta:

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim (Gl 2.20).

Se Deus nos escolheu, também nos guardará:

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito (Rm 8.28).

Peregrinos:

Podemos eliminar de nós a ansiedade por realização onde estamos. Nossa vida aqui é transitória e estamos a caminho do lugar definitivo:

Não temos aqui nenhuma cidade permanente, mas buscamos a que há de vir (Hb 13.14).

Como devemos viver neste mundo

  • Com uma viva esperança.

Trata-se de colocar nossa esperança no devido lugar:

Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, para mostrar nas eras que hão de vir a incomparável riqueza de sua graça, demonstrada em sua bondade para conosco em Cristo Jesus (Ef 2.4-7).

  • Com a certeza da herança futura.

Pedro descreve essa herança futura com os seguintes atributos:

– Incorruptível – Ela é indestrutível; nada pode estragá-la.

– Sem mácula – É à prova de contaminação, p.ex. do tipo que ocorreu em Israel com sua idolatria.

– Imarcescível – Permanente, à prova de deterioração e desgaste, sem prazo de validade, eterna.

Por que viver desta forma?

  • Porque somos protegidos pelo poder de Deus:

Deus cuidará de nós até o fim.

  • Porque nossa recompensa virá na volta de Cristo:

Enquanto isso, temos a promessa do sustento por Deus. Paulo dá testemunho disso:

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece (Fp 4.12-13).

Não são mudanças de situação que nos asseguram, mas a presença de Deus:

Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno (2Co 4.16-18).

Mantendo essa visão, nossa vida será melhor.

Conclusão

Qual é o tamanho da sua fé?

Qual é a sua expectativa – a vinda de Cristo ou alguma recompensa agora?

Afinal, o Senhor está cada vez mais perto!

Por isso, Pedro enxerga alegria para os cristãos apesar de toda perseguição:

Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado (1Pe 1.6-7).


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.