Menu fechado

O antídoto para a ansiedade

30/12/2019 | Mensagens, Pastores visitantes

Pr Reinaldo S. Costa – domingo, 29/12/19

Clique para ouvir a mensagem.

Texto bíblico básico: Mateus 6.25-33

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês (Mt 6.33).

A virada de ano é sempre um período de grandes expectativas, não só boas, mas também de preocupações e ansiedade. Quando a Bíblia fala de ansiedade, a palavra grega utilizada ali significa algo como sufoco, estrangulamento.

A ansiedade parece ser um mal que vem crescendo. A Medicina nota que um número muito grande de pacientes tem problemas nessa área e também que a maioria dessas preocupações é imaginária – não tem fundamento, mas o fenômeno vem crescendo e já foi chamado de doença do século, ganhando mesmo um nome clínico: síndrome do pensamento acelerado.

A atual avalanche de informações também contribui para isso, aumentando em muito a insatisfação e, com isso, o consumo em geral – e quem não quer se preocupar, é empurrado nessa direção, e a tudo isso ainda se pode acrescentar alguma tendência genética.

Diante desse quadro, o Sermão do Monte, de onde extraímos nosso texto bíblico básico, tem muito a nos dizer.

Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? (Mt 6.25)

Ansiedade é falta de confiança em Deus e, assim, é erro e pecado. Jesus diz que não devemos preocupar-nos. Por quê? Porque a ansiedade é cega – ela só vê os problemas e trava a mente. Com isso, acaba até criando doenças, como úlceras e hipertensão, por exemplo. A ansiedade é uma enfermidade espiritual grave.

A vida em si é mais importante que os bens e recursos. O aumento desses não melhora necessariamente a qualidade da vida. Na verdade, ele pode causar doenças por sobrecarga.

Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? (Mt 6.26)

Toda a criação é obra de Deus, e o mesmo que a criou também a sustenta. Considerar isso não é um estímulo à preguiça. O trabalho é necessário, mas não é capaz de criar nada – só de administrar aquilo que Deus nos dá.

Este texto dirige-se aos cristãos e tem em vista seu grande valor a ponto de serem regenerados por Cristo – Deus nos ama apesar de tudo que somos e fizemos (Rm 5.8).

Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? (Mt 6.27)

A ansiedade não resolve nada, mas induz ao erro. Não devemos dar lugar a ela.

Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? (Mt 6.28-30)

Deus é provedor e vai suprir os recursos necessários para então fazermos bom uso deles.

Não se preocupem, dizendo: “Que vamos comer?” ou “Que vamos beber?” ou “Que vamos vestir?” (v.31)

Se não devemos preocupar-nos com essas coisas essenciais, quanto menos com todas as outras!

…pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas, mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas (v.32).

Deus é onisciente, e precisamos lembrar-nos dessa realidade de Deus. Três vezes aparece aqui a palavra “portanto”, anunciando resultados: nos vv 25, 31 e 34. Elas indicam que Deus tem para nós coisas muito melhores do que imaginamos.

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês (Mt 6.33).

Outras referências:

Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. (1Pe 5.7)

A oração é a ferramenta contra a ansiedade.

Orem continuamente (1Ts 5.17).

Não se trata de falar sem parar, mas de permanecer continuamente em contato com Deus. A ação de lançar nossa ansiedade sobre ele é contínua, e ele assumirá o cuidado por tudo.

Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica (Ef 6.18).

Jesus contou aos seus discípulos uma parábola para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar… (Lc 18.1ss)

Nada é mais importante do que se manter em contato com Deus. Desafio: separar tempo para gratidão, confissão, pedidos…

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ações de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus (Fp 4.6-7)

Viva um dia de cada vez e, quando algo lhe quiser tirar a alegria, anote aquilo e coloque-o diante de Deus. Para finalizar:

Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme porque em ti confia (Is 26.3).


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.