Menu fechado

Deus é o nosso refúgio

23/03/2020 | Mensagens

Pr Reinaldo Costa – domingo, 22/3/2020

Clique para assistir o culto completo.

Texto bíblico básico: Salmo 46.1-11

Nossa situação

Durante o reinado de Ezequias, Judá foi invadido pelos assírios sob Senaqueribe (2 Crônicas 36 e Isaías 26-37). A cidade de Jerusalém foi sitiada por um exército de quase 200.000 homens, e humanamente não tinha saída nenhuma. Ezequias, porém, assessorado pelo profeta Isaías, preferiu confiar em Deus, e Jerusalém foi milagrosamente preservada. Em uma só noite, Deus aniquilou o exército assírio e Senaqueribe teve de voltar para casa, onde acabou morrendo vítima de um atentado.

Não podemos deixar de ver a semelhança entre aquele cerco de Jerusalém e a nossa situação hoje. Embora muito menos dramaticamente, mas de forma bem mais ampla, também estamos sitiados, confinados por um vírus que assusta.

O Salmo 46 traduz bem aquela situação e a atitude de Ezequias diante dela. O v 1 apresenta o Senhor como Elohim, o Deus grandioso e cheio de graça. Ele expressa que Deus é refúgio (que nos defende) e fortaleza (de onde ataca o inimigo). Diz também que Deus está sempre presente na adversidade. Ele não está longe, e trabalha a nosso favor. Deus tem tudo sob controle.

Nosso medo

Apesar de confiar na ajuda de Deus, Ezequias – e todo o seu povo – tinha medo e sentia-se inseguro por não saber o que viria pela frente. Como seres humanos, é natural sentirmos medo, e há mesmo muitos que exploram o medo do semelhante e a paralisia que ele provoca.

Um outro exemplo bíblico disso é o pavor do servo do profeta Eliseu quando viu o exército sírio cercando a cidade de Dotã para capturar o profeta. Diante do pavor do servo, Eliseu pediu a Deus que lhe abrisse os olhos, e então ele viu o exército do Deus, muito mais poderoso, que viera em seu socorro.

Mais uma situação de medo foi a dos espias que Moisés enviou a Canaã para sondar a terra e que, ao voltarem, desanimaram o povo porque, apesar de a terra ser muito boa, havia ali “gigantes” aparentemente invencíveis. Sua falta de fé lhes custou mais 40 anos de vida no deserto e o impedimento de entrar na terra prometida.

É mais fácil acreditar no que nos assusta do que em Deus, mas a Bíblia ensina outra coisa.

As credenciais de Deus

O Salmo 46 continua descrevendo nos vv 4 a 10 as obras de Deus, mostrando que, apesar de todas as ameaças que nos sobrevêm, o Senhor está conosco e domina tudo. Ele está presente e vem em nosso auxílio. Talvez não nos guarde daadversidade, mas certamente dentro dela – ele é a nossa torre segura (v 7).

A Bíblia está cheia de relatos das grandes obras de Deus em favor do seu povo.

O profeta Jeremias acompanhou uma situação ainda pior que a de Ezequias, quando viu Jerusalém ser conquistada pelos babilônios. Em meio às suas lamentações por causa daquilo, porém, ele diz:

Lembro-me também do que pode me dar esperança: graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos… (Lm 3.21-22).

Às vezes esquecemos de Deus, mas ele não se esquece de nós!

O que fazer?

Sl 46.10 diz: Aquietai-vos! ou Parem de lutar! ou ainda: Soltem as mãos para baixo! Relaxem!

Nessa hora, deixar de “fazer” algo desesperado não é apatia, mas é deixar Deus agir.

Quando Isaías se defrontou com a glória de Deus (Is 6), ele percebeu sua completa insuficiência e mesmo culpa, mas se dispôs a ser usado por Deus, que então tem uma missão para ele.

Aquietar o coração significa isso: deixar o impossível por conta de Deus e fazer o que está ao nosso alcance ancorados em Deus e dirigidos por ele.


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.