Menu fechado

Sendo igreja

30/03/2020 | Mensagens

Carlos “Brown” Silva – domingo, 29/3/2020

Clique para assistir ao culto.

Texto bíblico básico: Efésios 2.11-22

O texto de 1Jo 3.16 diz:

Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.

O texto bíblico básico anuncia nos v 17-19 paz aos que estão perto e aos que estão longe (neste contexto: aos judeus e aos gentios) porque em Jesus temos todos juntos acesso ao Pai. Assim formamos a família de Deus e, ao nos chamarmos de irmãos, isso não é mero jargão, mas plena realidade.

É interessante que, numa família normal, os irmãos até brigam entre si, mas no fundo se amam e se defendem mutuamente.

Nossas momentâneas “reuniões” virtuais via internet até podem dar a impressão de substituir com vantagem as reuniões efetivas, e poderiam nos acostumar com o afastamento, mas também podem – e deveriam – nos fazer sentir falta da presença dos irmãos. Já tentou dar um abraço pela internet? “A igreja não é um lugar para frequentar – é uma família a que pertencer”.

Atos 17.24 diz:

O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor dos céus e da terra e não habita em santuários feitos por mãos humanas.

Mas se é assim, se Deus não habita do templo, para que ir lá?

Ele habita dentro de cada um de nós e de todos juntos; por isso, a comunhão é indispensável, conforme enfatiza Hebreus 10.25:

Não deixemos de reunir-nos como igreja segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.

Deus habita em cada um de nós

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? (1Co 6.19).

Deus, porém, também habita em nós coletivamente:

Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? (1Co 3.16)

Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus e eles serão o meu povo” (2Co 6.16).

No entanto, podemos ter problemas com as nossas diferenças e não as aceitar. É preciso, porém, lembrar que o corpo é uma unidade e seus membros precisam ser diferentes entre si para que o corpo possa funcionar.

Ora, assim como o corpo é uma unidade embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo (1Co 12.12).

Esse corpo só funciona se tiver um objetivo e se caminhar unido para o mesmo lugar sob o comando de Cristo:

[Vocês são] edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular, no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor (Ef 2.20-21).

Cristo, a pedra angular de um edifício espiritual (Ef 2.20-21)

A pedra angular de uma edificação é a que define todo o seu alicerce e, em torno de Cristo, nossa pedra angular…

vocês também estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo… (1Pe 2.5).

Estamos aqui para fazer diferença e ser agentes de transformação onde estivermos. Que a igreja seja cada vez mais parecida com Cristo.

Repetindo 1 João 3.16:

Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos.

Crédito: Algumas das ideias desta mensagem foram extraídas de uma palestra de Douglas Gonçalves.


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.