Menu fechado

A obra de Cristo

06/07/2020 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Efésios

Série Efésios 17

Texto bíblico básico: Efésios 4.7-10

Em Efésios 4.7, Paulo começa a falar dos dons espirituais, mas logo interrompe o tema nos vv 8 a10 para falar da autoridade de Cristo, retomando o tema dos dons no v 11.

O sentido dos vv 8-10 tem sido objeto de controvérsias. Há quem especule aí por uma descida Cristo às profundezas do inferno ou ao ventre de Maria, mas o contexto mostra que se referem à obra de Cristo em favor da Igreja, mostrando inclusive a intenção de Deus em expandir seu povo para além de Israel, alcançando o mundo todo. Há um paralelo a este texto em Sl 68.1-8, que descreve uma situação de Israel naquela ocasião, mas também aponta para o que ocorreria depois com a Igreja, que sempre foi o propósito de Deus.

Jesus tem poder para conceder dons

Em Sl 68.4-5, Davi convoca a exaltar a Deus porque ele socorre o seu povo. Na visão dele, Deus desce do céu, age na terra e volta a subir:

Cantem a Deus, louvem o seu nome, exaltem aquele que cavalga sobre as nuvens; seu nome é Senhor! Exultem diante dele! Pai para os órfãos e defensor das viúvas é Deus em sua santa habitação.

Paulo diz o mesmo de Jesus: tendo descido até nós, ele venceu e retornou em triunfo – a imagem descrita é a de um general vitorioso que exibe os vencidos em seu cortejo de triunfo. Graças a isso, Cristo tem poder para nos dar a vida:

Agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus, o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna. Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 6.22-23).

Que significa “ele subiu”, senão que também havia descido às profundezas da terra? Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima de todos os céus, a fim de encher todas as coisas (Ef 4.9-10).

Jesus veio até nós e compartilhou nossa vida, assumindo toda a nossa condição, e depois retornou à morada de Deus como vencedor. Esta é a base para a nossa vida.

Cristo deixou a sua glória por amor ao pecador

Embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!

Jesus tornou-se homem mortal, não uma espécie de super-homem. Não foi apenas uma mudança de endereço, mas de natureza, a fim de poder assumir plenamente a nossa condição ao derramar seu sangue na cruz:

De fato, segundo a Lei, quase todas as coisas são purificadas com sangue, e sem derramamento de sangue não há perdão (Hb 9.22).

Visto que os filhos são pessoas de carne e sangue, ele também participou dessa condição humana, para que por sua morte derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o diabo, e libertasse aqueles que durante toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte (Hb 2.14-15).

Jesus deixou tudo para nos resgatar de forma autêntica diante da Lei, assumindo toda a nossa angústia, o que expressou em sua oração no Getsêmani:

Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, e sim como tu queres (Mt 26.39).

Paulo comenta esse grande amor de Jesus em Cl 2.13-15:

Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões e cancelou a escrita da dívida, que consistia em ordenanças e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz.

Cristo não só viveu e morreu, mas venceu a morte:

Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio do nosso Senhor Jesus Cristo (1Co 15.55-57).

Esta é a nossa alegria e esperança.

Se você ainda não tem essa certeza, mas já entendeu e reconheceu o seu pecado, saiba que por meio de Cristo toda a libertação dele está disponível:

Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. (Fp 2.9-11).

Pr Wilson R. Greve – domingo, 5/7/2020


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.