Menu fechado

Imitadores

24/08/2020 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Efésios

Série Efésios 22

Texto bíblico básico: Efésios 5.1-2

Imitar Deus

A vida cristã é muito mais do que seguir regras. Imitar Deus não é só ser obediente, mas procurar tornar-se igual a ele.

Será que conseguimos imitar Deus dessa maneira? Às vezes queremos imitar o que não é possível – p.ex. a onipotência de Deus – mas alguns dos seus atributos podemos e devemos imitar, tais como:

Santidade

Santidade é buscar só aquilo que agrada a Deus:

Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo” (1Pe 1.14-16).

Bondade

Não é apenas ser gentil, mas ser bondoso com quem nos faz mal:

Amem, porém, os seus inimigos, façam-lhes o bem e emprestem a eles, sem esperar receber nada de volta. Então, a recompensa que terão será grande e vocês serão filhos do Altíssimo, porque ele é bondoso para com os ingratos e maus (Lc 6.35).

Não se trata simplesmente de saber como proceder, mas de conseguir. Para isso, precisamos nascer de novo. Nossa natureza precisa mudar, e então Deus nos capacitará.

Amor

Não aquele amor sentimental, mas o amor por todos, apesar de tudo:

Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor (1Jo 4.7-8).

Não é reciprocidade, mas sacrifício. Significa abandonar o que consta de Ef 4.31-32 e ir em busca dos atributos de Deus.

Como filhos amados

Um bom filho faz a vontade de seu pai.

Será o procedimento natural, apesar de todas as falhas. O amor de Deus é perfeito e sem medida, e nossa retribuição é obediência por amor:

Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros (1Jo 4.9-11).

Um bom filho honra o bom nome do pai

Pertencemos a Deus e assim não vivemos para nós, mas para aquele que morreu por nós – não fazendo que nós queremos, mas o que agrada a Deus:

Ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus!
(2Co 5.15+20).

Os outros não veem Deus, mas aquilo que nós fazemos. Por isso devem enxergar Deus em nós. Isso é ser embaixador de Deus.

Viver em amor

A vida em amor é suficiente – é o aroma suave que agrada a Deus:

Vocês ouviram o que foi dito: “Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo”.
Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,
para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.
Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso! E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo demais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês
(Mt 5.43-48).

É um amor prático, diferente daquele que o mundo conhece – assim como Jesus continua a interceder por nós apesar das nossas falhas.

Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus (Mt 5.16).

O exemplo é Cristo

Vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus (Ef 5.2)

Ele nos amou incondicionalmente.

Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros, mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador (Tt 3.3-6).

Só poderemos imitar Deusde verdade se tivermos a vida transformada e adquirirmos sua natureza.

Jesus se entregou por nós voluntariamente

Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai (Jo 10.17-18).

Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo (Jo 6.51).

Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos (1Jo 3.16).

Trata-se de decidir amar os outros apesar de tudo.

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta (1Co 13.1-7).

Pr Wilson R. Greve – domingo, 23/8/2020


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.