Menu fechado

Quem é que manda aqui?

19/10/2020 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Efésios

Série Efésios 29

Texto bíblico básico: Efésios 6.5-9

À primeira vista, este texto básico parece não se aplicar a nós, já que em nossa sociedade não existe escravidão – o assunto de que ele trata.

O escravo daqueles tempos não tinha direito nenhum – o dono podia fazer com ele o que bem entendesse. Dizia-se que escravo é apenas uma ferramenta que fala. Já entre nós, hoje, os direitos humanos são muito valorizados.

No entanto, a mensagem do texto é mais profunda. Para o cristão dirigido pelo Espírito Santo, os argumentos da sociedade sobre direitos não são o que importa, e sim aquilo que Deus quer e espera de nós. O v 5 diz:

Escravos, obedeçam a seus senhores terrenos com respeito e temor, com sinceridade de coração, como a Cristo.

Todos estamos sujeitos a algum tipo de autoridade, à qual também devemos obediência, não por medo de punição, mas por respeito a Deus e testemunho da sua graça:

Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.
Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos, pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá
(Rm 13.1-3).

Obedeçam o tempo todo

Obedeçam-lhes não apenas para agradá-los quando eles os observam, mas como escravos de Cristo, fazendo de coração a vontade de Deus.

Trata-se de obedecer de coração, por amor a Deus:

Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção. Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema, seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem. Pois é da vontade de Deus que, praticando o bem, vocês silenciem a ignorância dos insensatos (1Pe 2.12-15).

Não há desculpa para não obedecer, a não ser a ordens incompatíveis com os mandamentos de Deus:

Escravos, sujeitem-se a seus senhores com todo o respeito, não apenas aos bons e amáveis, mas também aos maus. Porque é louvável que, por motivo de sua consciência para com Deus, alguém suporte aflições sofrendo injustamente. Pois que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus (1Pe 2.18-20).

Nossa recompensa não está aqui

Uma recompensa humana por bom procedimento é perecível e não tem valor nenhum. Por isso nosso foco deve estar no Senhor, cuja recompensa é eterna:

Vocês sabem que o Senhor recompensará a cada um pelo bem que praticar, seja escravo, seja livre (Ef 6.8).

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo (Cl 3.23-24).

Com isso, mesmo em situações adversas, podemos contar com a presença, o acompanhamento e o sustento de Deus:

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece (Fp 4.13).

Suporte comigo os sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus. Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou. Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras (2Tm 2.3-5).

Senhores, cuidem dos seus servos

Nossa vida não consiste sempre só em servir e obedecer – muitas vezes também temos responsabilidades de liderança, havendo outros que deverão seguir nossas instruções. Nesse caso:

Vocês, senhores, tratem seus escravos da mesma forma. Não os ameacem… (Ef 6.9a).

Portanto, servir como discípulo de Cristo não se limita a agir com temor e treemos, ou seja, com respeito pela autoridade e então aguardar a recompensa, mas também sabendo que testemunhamos de Cristo com a nossa vida, para que os outros possam glorificar a Deus quando nos observam.

…uma vez que vocês sabem que o Senhor deles e de vocês está nos céus, e ele não faz diferença entre as pessoas (Ef 6.9b).

Em resumo

Foi você chamado sendo escravo? Não se incomode com isso. Mas, se você puder conseguir a liberdade, consiga-a. Pois aquele que, sendo escravo, foi chamado pelo Senhor, é liberto e pertence ao Senhor; semelhantemente, aquele que era livre quando foi chamado, é escravo de Cristo. Vocês foram comprados por alto preço; não se tornem escravos de homens (1Co 7.21-23).

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim (Gl 2.20)

Pr Wilson R. Greve – domingo, 18/10/2020


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.