Menu fechado

Um relacionamento cheio do Espírito

05/10/2020 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Efésios

Texto bíblico básico: Efésios 5.21-33

Um novo modo de agir

O texto bíblico básico é bastante polêmico. Por falar em sujeição mútua, ele vai contra as nossas tendências de querer prevalecer. Jesus, porém, demonstrou essa atitude ao lavar os pés dos seus discípulos e explicando:

Vocês me chamam “Mestre” e “Senhor”, e com razão, pois eu o sou. Pois bem, se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei o exemplo para que vocês façam como lhes fiz (Jo 13.13-15).

Paulo confirma essa instrução de Jesus em Fp 2.5-8:

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!

E ainda em Ef 5.21:

Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo.

Em seguida, Paulo expõe as diferentes posturas que deverão resultar disso na vida conjugal.

Mulheres

O texto básico diz em Ef 5.22-24:

Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é seu corpo, do qual ele é o Salvador. Assim como a igreja está sujeita Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.

As razões para essa atitude são:

Porque glorifica a Deus:

Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus (1Co 10.31).

Porque foi a ordem da Criação:

Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”. Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome (Gn 2.18-19).

Porque vemos o exemplo na Trindade:

Quero, porém, que entendam que o cabeça de todo homem é Cristo, e o cabeça da mulher é o homem, e o cabeça de Cristo é Deus (1Co 11.3)

[Jesus diz:] Desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade daquele que me enviou (Jo 6.38).

Um novo modo de amar

A mulher e o homem dependem um do outro:

No Senhor, todavia, a mulher não é independente do homem, nem o homem independente da mulher. Pois, assim como a mulher proveio do homem, também o homem nasce da mulher. Mas tudo provém de Deus (1Co 11.11-12).

O papel do marido: amar sua esposa…

…como Cristo amou sua igreja:

Ele se entregou por ela (amor sacrifical):

Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados (1Jo 4.10).

Para santificá-la (amor purificador):

Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina (2Tm 4.2).

Terminado um período de banquetes, Jó mandava chamá-los e fazia com que se purificassem. De madrugada ele oferecia um holocausto em favor de cada um deles, pois pensava: “Talvez os meus filhos tenham lá no íntimo pecado e amaldiçoado a Deus”. Essa era a prática constante de Jó (Jó 1.5).

como amamos a nós mesmos:

Suprindo todas as necessidades:

Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações (1Pe 3.7).

Tornando-se um só corpo com a esposa.

Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele. Disse então o homem: “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada”. Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne (Gn 2.21-24).

Um relacionamento cheio do Espírito Santo acontece:

  • Quando me sujeitar aos outros como Cristo fez, mostro a minha dependência dele em todas as áreas da minha vida.
  • Quando minha obediência voluntária agrada a Deus e mostra a sua glória.
  • Quando sirvo ao meu cônjuge de forma a ajudá-lo a ser mais parecido com Jesus.
  • Quando entendo que, por meio do casamento, onde a mulher é auxiliadora e o homem o cabeça, a glória de Deus é refletida no mundo.

Pr Wilson Greve – domingo, 4/10/2020


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.