Menu fechado

Atitudes

18/01/2021 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Rute

Série Rute 3

Texto bíblico básico: Rute 1.19-22

A dificuldade do retorno

Prosseguiram, pois, as duas até Belém. Ali chegando, todo o povoado ficou alvoroçado por causa delas. “Será que é Noemi? “, perguntavam as mulheres (Rt 1.19).

A história do retorno de Noemi a Belém junto com Rute mostra que mesmo diante de novas oportunidades tudo depende de como reagimos – das atitudes que tomamos. Todo recomeço traz dificuldades, seja porque havíamos errado antes, seja por tomarmos um caminho errado. As pessoas ao nosso redor muitas vezes não se dão conta, mas nós sofremos. Por que fiz isso? Outras vezes tudo fica evidente – as pessoas ficam comentando e não gostamos. Contudo, Deus também usa essas situações como disciplina. Por isso não devemos desanimar – todos estamos sujeitos a falhas. Fato é que muitas vezes é preciso voltar e repetir tudo.

Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos? “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho. Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas ilegítimos (Hb 12.5-8).

As más atitudes diante do recomeço

Colocamos toda a culpa em Deus

Noemi expõe a sua amargura por tudo o que sofreu: foi o Todo-Poderoso que fez tudo aquilo e ela não tinha como evitar. São ecos das palavras de Adão:

Disse o homem: “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi” (Gn 3.12).

E qual é a nossa atitude – também lançamos a culpa sobre os outros ou até mesmo em Deus?

No entanto, Adão poderia perfeitamente ter evitado aquilo – Deus o avisara:

O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. E o Senhor Deus ordenou ao homem: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá” (Gn 2.15-17).

Mas é muito mais fácil culpar Deus em vez de pedir que ele nos conduza.

Colocar-nos como vítimas

Adão:

Disse o homem: “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi” (Gn 3.12).

Noemi:

De mãos cheias eu parti; mas de mãos vazias o Senhor me trouxe de volta… (Rt 1.21).

Foi um exagero de Noemi. Quem tem uma nora como Rute seria realmente desgraçada?

Rute, porém, respondeu: “Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor se outra coisa que não a morte me separar de ti! (Rt 1.16-17)

Não somos vítimas! E pior ainda é desprezar as bênçãos de Deus.

Abandonamos a alegria e a esperança

E com isso a amargura cresce:

Por que me chamar de Noemi se o Senhor me fez sofrer e se o Todo-poderoso trouxe calamidade sobre mim? (Rt 1.21)

Onde ficou a alegria por poder voltar para casa? Deus estava cuidando do povo!

Em vez disso, questionamos se Deus nos ama. Fazemos isso porque olhamos ao redor em vez de esperar em Deus. A alegria vai embora porque não a buscamos no Senhor, mas nas coisas. Não devemos permitir que as dificuldades tomem conta de nós. Deus cuida de nós. O sofrimento também é bênção. Vale aí a lição do apóstolo Paulo em Fp 4.12-13:

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece.

As boas atitudes diante das incertezas

Foi assim que Noemi voltou das terras de Moabe, com sua nora Rute, a moabita (Rt 1.22).

Se para Noemi aquilo era difícil, imagine-se para Rute, a viúva estrangeira! A atitude de Rute é exemplar. Eis o que ela demonstrou:

Confiança

Rute, porém, respondeu: “Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! (Rt 1.16).

Força e confiança vêm de Deus

O Senhor é refúgio para os oprimidos, uma torre segura na hora da adversidade. Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, Senhor, jamais abandonas os que te buscam (Sl 9.9-10).

Se aprendermos a confiar em Deus também aprenderemos a depender dele. Não importarão mais os meus planos, mas a direção de Deus:

Dependência

Descanse no Senhor e aguarde por ele com paciência; não se aborreça com o sucesso dos outros, nem com aqueles que maquinam o mal (Sl 37.7).

Não entre em pânico – confie!

Alegria

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança (Tg 1.2-3).

A alegria é a demonstração de que dependemos de Deus.

A atitude faz grande diferença. Quando erramos, o caminho de volta pode ser longo. Podemos escolher nossa reação – confiar em Deus ou desanimar como Noemi.

O desafio é entender que nossa situação é uma oportunidade de Deus agir.

“Suas atitudes, quando pressionado, apenas revelam o seu coração” (citação anônima).

É pelo fruto que conhecemos a árvore.

Como tem sido nossa atitude?

Pr Wilson R. Greve – domingo, 17/1/2021


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.