Menu fechado

Oportunidades

11/01/2021 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Rute

Série Rute 2

Texto bíblico básico: Rute 1.6-18

Alguma vez você já empreendeu algo e depois percebeu que aquilo não foi o melhor a ser feito? Como vai reagir se tiver a chance de mudar de postura? Vai reconhecer que errou ou insistir em ir em frente?

Com Noemi aconteceu isso. Embora o erro tenha sido do marido, a decisão para mudar a situação coube a ela. A certa altura ela descobriu que Deus nunca esquece seu povo e ela então decide voltar para casa e ensaia uma despedida de suas noras:

Na época dos juízes houve fome na terra … Quando Noemi soube em Moabe que o Senhor viera em auxílio do seu povo, dando-lhe alimento… (Rt 1.1,6).

Davi também confirma esta verdade no Salmo 30:

Cantem louvores ao Senhor, vocês, os seus fiéis; louvem o seu santo nome. Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria (Sl 30.4-5).

Ou seja, Deus vai restaurar seu povo.

O Salmo 126 também ecoa o mesmo tom:

Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: “O Senhor fez coisas grandiosas por este povo (Sl 126.1-2).

Decisões alheias à vontade de Deus geram angústia e incerteza, mas Deus limita a aflição dos seus filhos e oferece novas oportunidades a eles.

Deus dá novas oportunidades ao seu povo

No entanto, talvez não vejamos a oportunidade diante de nós. Tendemos a enxergar os pequenos defeitos no meio dos grandes benefícios, e há o perigo de isso resultar em amargura. Sobre isso, Tiago aconselha:

Se vocês são sábios e inteligentes, demonstrem isso vivendo honradamente, realizando boas obras com a humildade que vem da sabedoria. Mas, se em seu coração há inveja amarga e ambição egoísta, não encubram a verdade com vanglórias e mentiras (Tg 3.13-14).

Noemi estava amarga, mas não permitiu que a amargura prevalecesse. Amargura, alimentada pelo orgulho, é uma potente arma de Satanás para nos afastar de Deus.

Podemos recusar a nova oportunidade que recebemos.

Ao ouvir a respeito da restauração em Israel, Noemi poderia ter-se limitado a reclamar da sua situação em Moabe em comparação com a restauração em Judá.

Podemos, todavia, também aceitar e agradecer a nova oportunidade.

Felizmente ela fez isso e aproveitou a oportunidade de superar sua situação aflitiva:

Melhor é ter espírito humilde entre os oprimidos do que partilhar despojos com os orgulhosos. Quem examina cada questão com cuidado, prospera, e feliz é aquele que confia no Senhor (Pv 16.19-20).

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos (Rm 8.28-29).

Deus dá oportunidade também a quem não o conhece

Noemi roga as bênçãos de Deus para suas noras, antecipando o que Jesus ensina:

Eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso! (Mt 5.44-46).

Rute e Orfa, porém, puderam escolher o povo e o deus que quisessem. Noemi fez o que pôde para influenciá-las, mas preservou a liberdade delas no espírito do que Paulo ensina em 1Co 10.32-33:

Não se tornem motivo de tropeço, nem para judeus, nem para gregos, nem para a igreja de Deus. Também eu procuro agradar a todos de todas as formas. Porque não estou procurando o meu próprio bem, mas o bem de muitos, para que sejam salvos.

Assim, Noemi acolhe Rute e faz dela parte do seu povo.

Sempre há uma nova chance de nos assemelharmos a Cristo

O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor. Não acusa sem cessar nem fica ressentido para sempre; não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniquidades. Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem; e como o Oriente está longe do Ocidente, assim ele afasta para longe de nós as nossas transgressões. Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó (Sl 103.8-14).

Alguns lembretes para nós:

Não esquecer que Deus sempre quer nosso bem – e agradecer.

  • Deus deu nova chance a Noemi – e ela aproveita.
  • Noemi poderia recomendar suas noras aos seus deuses, mas ela pede a bênção de Javé.
  • A graça de Deus para nós não foi porque a merecemos, e não devemos esquecer de pedir pelos outros.
  • Podemos e devemos acolher qualquer um. Deus também pode eliminar o pecado dos outros!
Algumas perguntas para nós:
  • Temos visto as oportunidades que Deus nos tem dado?
  • Estamos sensíveis para entender que Deus quer sempre o nosso bem?
  • Aproveitamos as oportunidades que Deus tem dado para mudarmos os rumos da nossa vida?
  • Temos olhado para as pessoas ao nosso redor a fim de sermos instrumentos da graça de deus?
  • Temos deixado de que nossos maus hábitos interfiram na ação de Deus na vida do nosso semelhante?

O que farei com as minhas oportunidades?

Pr. Wilson Greve – domingo, 10/1/2021


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.