Menu fechado

Maternidade e sacerdócio

10/05/2021 | Cultos especiais, Mensagens, Pastores visitantes

Texto bíblico básico: 2 Timóteo 1.3-7; 3.14-17

O tema de hoje é duplo: maternidade e sacerdócio.

A maternidade aparece por meio da história relatada no texto indicado. É uma bela história porque descreve a fé cristã em ação.

O sacerdócio transmite-se de geração em geração. Sua característica é a fé sincera – não fingida – que Paulo cita em 1.5.

Portanto, a fé é o elo que une esses dois aspectos, e uma fé sincera expressa-se na conduta, na vida prática e não apenas na teoria.

No exemplo de Timóteo, houve uma transmissão dessa fé pelo exemplo da mãe (Eunice) e da avó (Lóide) de Timóteo. A primeira referência a esse fato está em At 16.1, em que Paulo conheceu Timóteo, tendo recebido um bom testemunho a respeito dele. Aquilo foi por ocasião da segunda viagem missionária de Paulo, e ele teve tão boa impressão que elegeu o jovem Timóteo como companheiro de viagem, tornando-se assim uma espécie de pai na fé, que o rapaz ao que parece não teve antes.

Em Filipenses 2.19-20, Paulo elogia Timóteo pelo seu interesse em servir aos irmãos, sem se preocupar com seus próprios interesses, representando, portanto, um modelo de vida cristã.

Em 2 Timóteo 3.16, Paulo exorta Timóteo a manter em mente o que herdou de sua mãe e da avó em conhecimento da Escritura. O exemplo dos antecedentes é um importante recurso para fortalecer a nossa fé.

Em 1 Pedro 3.1-4, o apóstolo expõe às mulheres o valor que sua conduta cristã terá para influenciar seus maridos e, por extensão, suas famílias, tal como ocorreu no exemplo de Timóteo. É neste sentido que a fé e a influência materna se torna sacerdócio ao incentivar e consolidar uma vida do filho em comunhão com Deus.

O que é, então, uma fé não fingida? É mais do que conhecimento de doutrinas. É aquela que se expressa pelo bom procedimento – a fé encarnada, que passa a integrar a personalidade da pessoa e frutifica em forma de sabedoria.

Essa sabedoria, que não é conhecimento ou desempenho, mas a capacidade de proceder adequadamente, é uma das maiores carências em nossos dias e assim, neste dia das mães, vai um recado especial a elas: a influência da sua fé sobre o seu filho pode gerar frutos muito mais amplos do que apenas um bom relacionamento familiar, merecendo ser carinhosamente cultivada.

Pr Israel Mazzacoratti – domingo, 9/5/2021


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.