Menu fechado

Exemplares na conduta

14/06/2021 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Tito

Série Tito 5

Texto bíblico básico: Tito 2.3-5

Ensine às mulheres mais experientes

O texto da mensagem de hoje refere-se às mulheres, mas na verdade encerra lições para todos nós. Inicialmente, Paulo apresenta algumas qualificações que as/os destinatárias/os deveriam satisfazer:

Ser reverentes

Reverência não é só algum comportamento supostamente respeitoso na igreja, mas é manter-se na presença do Deus santo continuamente:

“O cristão deve viver como se toda vida fosse uma assembleia sagrada” (Clemente de Alexandria).

Irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês (Rm 12.1).

Não ser caluniadoras/es

O termo usado aqui no original é diabolos, ou seja, o mesmo atribuído para identificar Satanás! A calúnia, a fofoca, falar mal dos outros, ainda mais mentindo, transforma-nos em instrumentos do Maligno:

A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto (Pv 18.21).

A língua é um fogo; é um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno (Tg 3.6).

Não se escravizar com o vinho

O vinho representa a embriaguez. Esta, por sua vez, significa a perda do autocontrole, deixando-se dominar por forças alheias, e isso não se limita necessariamente às bebidas alcoólicas, nem a drogas quaisquer, mas pode incluir outras influências que acabam por nos dominar: trabalho, política e até mesmo a internet e as redes sociais.

Capazes de ensinar o que é bom

Não se trata de simplesmente incutir nos outros regras de procedimento. Isso carece de substância e não dura muito nem traz resultados convincentes. O importante é que Deus esteja efetivamente presente em tudo o que fazemos e que servirá de exemplo:

Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões (Dt 6.6-9).

As mulheres mais velhas ensinem as mais novas a…

…amar seu marido e os filhos

É o carinho especial de uma mulher por seu companheiro de vida, abraçando-o como seu chamado de Deus.

Toda a felicidade conjugal está baseada no amor mútuo. Nenhuma riqueza ou luxo, nenhuma habitação esplendorosa ou conforto, nenhuma posição social ou prazer especial pode ser compensação pela falta de amor no casamento. Quando esse amor reina, até mesmo o casebre mais humilde pode ser o palco da felicidade mais sublime. (Albert Barnes)

Serem prudentes

Ser prudente é manter controle sobre o que se passa, pensando bem em como se vai agir.

A bênção dada aos gritos cedo de manhã como maldição é recebida. A esposa briguenta é como o gotejar constante num dia chuvoso; detê-la é como deter o vento, como apanhar óleo com a mão (Pv 17.14-16).

Serem puras/os

Não se contaminar com as ofertas e os costumes do mundo.

Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo, a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provém do Pai, mas do mundo (1Jo 2.15-16).

Estarem ocupadas/os em casa

Nosso primeiro ministério é dar a devida atenção à família.

Uma esposa exemplar; feliz quem a encontrar! É muito mais valiosa que os rubis. Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma (Pv 31.10-11).

Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça. Seus filhos se levantam e a elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: “Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”. A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada (Pv 31.27-30).

Serem bondosas/os

É ser amável e agradável na convivência. Provérbios 21.9 mostra o oposto:

Melhor é viver num canto sob o telhado do que repartir a casa com uma mulher briguenta.

Serem sujeitas aos seus maridos

Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador (Ef 5.22-23).

Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável (Ef 5.25-27).

E o motivo para tudo isso?

Não permitir que por sua atitude a palavra de Deus seja difamada:

Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus (Mt 5.14-16).

Pr Wilson R. Greve – domingo, 13/6/2021


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.