Menu fechado

A reforma da vida

01/11/2021 | Mensagens, Pr Wilson Greve

Texto bíblico básico: Neemias 13.1-30

1. A reforma de Neemias

Neste dia 31 de outubro lembramos da reforma da Igreja consolidada por Lutero há 504 anos, embora já houvesse movimentos reformadores antes.

Neemias, por exemplo, também foi um grande reformador. Além de reconstruir o muro de Jerusalém, ele tratou de reformar a vida das pessoas lembrando-lhes a lei de Moisés. Essa reforma teve vários passos:

Purificação do povo

O livro de Moisés foi lido em voz alta diante do povo, e ali achou-se escrito que nenhum amonita ou moabita jamais poderia ser admitido no povo de Deus, pois eles, em vez de dar água e comida aos israelitas, tinham contratado Balaão para invocar uma maldição sobre eles. O nosso Deus, porém, transformou a maldição em bênção (Ne 13.1-2).

Restauração dos oficiais do culto

Também fiquei sabendo que os levitas não tinham recebido a parte que lhes era devida, e que todos os levitas e cantores responsáveis pelo culto haviam voltado para suas próprias terras. Por isso repreendi os oficiais e lhes perguntei: “Por que essa negligência com o templo de Deus?” Então convoquei os levitas e cantores e os coloquei em seus postos. E todo o povo de Judá trouxe os dízimos do trigo, do vinho novo e do azeite aos depósitos (Ne 13.10-12).

Observância do Dia do Senhor

Naqueles dias vi que em Judá alguns pisavam uvas nos tanques de prensá-las no sábado e ajuntavam trigo e o carregavam em jumentos, junto com vinho, uvas, figos e todo tipo de carga. Tudo isso era trazido para Jerusalém em pleno sábado. Então os adverti que não vendessem alimento nesse dia…Diante disso, repreendi os nobres de Judá e disse-lhes: “Que mal é esse que vocês estão fazendo, profanando o dia de sábado?” (Ne 13.15-17).

Purificação das famílias

Além disso, naqueles dias vi alguns judeus que se haviam casado com mulheres de Asdode, de Amom e de Moabe. A metade dos seus filhos falavam a língua de Asdode ou a língua de um dos outros povos, e não sabiam falar a língua de Judá. Eu os repreendi e invoquei maldições sobre eles. Bati em alguns deles e arranquei os seus cabelos. Fiz com que jurassem em nome de Deus e disse-lhes: “Não consintam mais em dar suas filhas em casamento aos filhos deles, nem haja casamento das filhas deles com seus filhos ou com vocês” (Ne 13.23-25).

Purificação da liderança

Um dos filhos de Joiada, filho do sumo sacerdote Eliasibe, era genro de Sambalate, o horonita. E eu o expulsei para longe de mim. Não te esqueças deles, ó meu Deus, pois profanaram o ofício sacerdotal e a aliança do sacerdócio e dos levitas. Dessa forma purifiquei os sacerdotes e os levitas de tudo o que era estrangeiro, e designei-lhes responsabilidades, cada um em seu próprio cargo (Ne 13.28-30).

2. A reforma de Lutero

A reforma de Lutero costuma ser resumida em cinco princípios, conhecidos em latim como “os 5 soli: sola scriptura, sola gratia, sola fide, solus Christus, soli Deo gloria:

Sola scriptura (somente a Escritura) – única fonte de doutrina:

Lutero afirmou a respeito ao depor diante do imperador na Dieta de Worms:

A menos que possa ser refutado e convencido pelo testemunho da Escritura e por claros argumentos (visto que não creio no papa, nem nos concílios – é evidente que todos eles frequentemente erram e se contradizem); estou conquistado pela Santa Escritura citada por mim, minha consciência está cativa à Palavra de Deus. Não posso e não me retratarei, pois é inseguro e perigoso fazer algo contra a consciência…Que Deus me ajude. Amém!

Sola gratia (somente a graça) – única via pela qual somos salvos:

Isaac Watts expressa isto assim no hino “Ao contemplar a rude cruz” (HCC 127.4):

Seu fosse o mundo lhe ofertar.
ele o iria desprezar;
seu grande amor vem requerer
minha alma, a vida e todo o ser!

Sola fide (somente a fé) – única resposta aceitável à oferta da graça de Deus:

Vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie (Ef 2.8-9).

Solus Christus (somente Cristo) – único agente da nossa salvação:

B.B. Warfield diz a respeito:

O poder salvador da fé reside, portanto, não em si mesma, mas repousa no salvador todo-poderoso.

Soli Deo gloria (Glória somente a Deus) – Único a quem cabe o mérito pelasalvação.

A Declaração de Cambridge comenta:

Deus não existe para satisfazer as ambições humanas, os desejos, os apetites de consumo ou nossos interesses espirituais particulares. Precisamos focalizar-nos em Deus em nossa adoração, e não em satisfazer nossas próprias necessidades.

3. A reforma da minha vida

Busque a Deus em sua palavra

Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração (Hb 4.12).

Esteja sensível à palavra de Deus

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra (2Tm 3.16-17).

Coloque em prática o que a palavra de Deus lhe ensinou

Quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha (Mt 7.24-25).

Concluindo

Tanto a reforma de Neemias como a de Lutero mostram que, com o tempo, as nossas reformas vão perdendo a força. Por isso temos necessidade de uma renovação constante da nossa vida,

porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé (Rm 1.17).

Pr Wilson R. Greve – domingo, 31/10/2021


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.