Menu fechado

Servo, eu??

08/11/2021 | Mensagens, Pr Wilson Greve

Texto bíblico básico: 2 Coríntios 8.1-9

O texto básico indicado trata da contribuição que os cristãos da Macedônia fizeram para seus irmãos carentes na Judeia e incentiva os destinatários em Corinto a proceder da mesma forma. Foi uma contribuição financeira. No entanto, contribuição não é só financeira, mas prestação de serviços em geral.

1. Servir é um privilégio

Deus nos permite participar da tarefa.

A graça de Deus é que nos habilita a isso:

Agora, irmãos, queremos que vocês tomem conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia (2Co 8.1).

Deus mesmo poderia providenciar tudo que é necessário, mas ele usa a nossa vida para isso:

A graça da contribuição é a atividade inspirada pela graça de Deus que nos leva a dar (Ralph Martin).

Devemos participar com alegria e desprendimento.

No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade. Pois dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam (2Co 8.2-3).

Lembrem-se: aquele que semeia pouco, também colherá pouco, e aquele que semeia com fartura, também colherá fartamente. Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria (2Co 9.6-7).

2. Servir é um ato de adoração

Servimos por amor:

Dou testemunho de que eles deram tudo quanto podiam, e até além do que podiam. Por iniciativa própria eles nos suplicaram insistentemente o privilégio de participar da assistência aos santos (2Co 8.3-4).

Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus? (1Jo 3.16-17).

Servimos com tudo o que temos.

Não somente fizeram o que esperávamos, mas entregaram-se primeiramente a si mesmos ao Senhor e, depois, a nós, pela vontade de Deus (2Co 8.5).

Se Jesus Cristo é Deus e morreu por mim, então nenhum sacrifício que eu fizer será grande demais para ele (Charles Studd [1860-1931 – esportista britânico bem-sucedido que largou tudo para ser missionário na Ásia]).

3. Servir faz parte da vida cristã

Devemos avaliar-nos constantemente.

Uma pergunta: Restaria alguma área da vida em que ainda deveríamos crescer?

Assim como vocês se destacam em tudo: na fé, na palavra, no conhecimento, na dedicação completa e no amor que vocês têm por nós, destaquem-se também neste privilégio de contribuir (2Co 8.7).

Não lhes estou dando uma ordem, mas quero verificar a sinceridade do amor de vocês, comparando-o com a dedicação dos outros (2Co 8.8).

Será sincera nossa motivação para servir? Por que servimos?

Ao observar uma pobre viúva depositar duas moedinhas na caixa de coleta do templo…

…chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: “Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver” (Mc 12.43-44).

Devemos olhar para Cristo como exemplo:

Vocês conhecem a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza vocês se tornassem ricos (2Co 8.9).

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! (Fp 2.5-8).

Pr. Wilson R. Greve – domingo, 7/11/2021


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.