Menu fechado

Reconhecidos pelos frutos

24/01/2022 | Mensagens, Pr Wilson Greve

Texto bíblico básico: 1Ts 1.1-3

O motivo da gratidão de Paulo

A cidade de Tessalônica era uma das principais cidades da Macedônia, e portanto um local estratégico para a divulgação do evangelho. Paulo fundou ali uma igreja que lhe deu muita alegria pelo seu desenvolvimento, mas também houve ali forte perseguição pelos inimigos do evangelho. Lembrando-se disso, Paulo escreve:

Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo (1Ts 1.3).

Paulo descreve aí as razões pelas quais ele é grato a Deus pelos tessalonicenses. Essas razões são:

Trabalho que resulta da fé

Fé sem trabalho é infrutífera; trabalho sem fé é desgastante e inútil. Tiago ensina que fé e trabalho (“obras”) precisam andar juntos, e Paulo vai na mesma linha:

A fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta. Mas alguém dirá: “Você tem fé; eu tenho obras”. Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras (Tg 2.17-18).

Somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos (Ef 2.10).

O esforço motivado pelo amor

Ao mesmo tempo que o amor a Deus requer esforço e sacrifício, ele motiva esse esforço e o torna compensador:

Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo (Cl 3.23-24).

Jesus mesmo deu muita ênfase a isso quando lhe perguntaram qual seria o maior mandamento:

Respondeu Jesus: “‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’” (Mt 22.36-39).

Perseverança proveniente da esperança em Cristo

Mais do que mero sonho, trata-se da expectativa concreta da volta de Cristo que se traduz em atitudes práticas mesmo em meio a dificuldades. Paulo explica:

Não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno (2Co 4.16-18).

O termo grego original para essa atitude é hypomene, que pode ser descrita assim:

Hypomene é o espírito que suporta as coisas não com mera resignação, mas com uma viva esperança. É o espírito que suporta as coisas porque sabe que elas estão a caminho de um alvo de glória (Fritz Rienecker).

As consequências da transformação

A fé os tornou operosos

A fé estimulou os tessalonicenses à ação:

Eles mesmos (pessoas que observaram a atitude dos tessalonicenses) relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro (1Ts 1.9).

Essa atitude precisa dominar todo o nosso ser:

Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me” (Lc 9.23).

O amor de Deus levou-os a testemunhar

De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor; apesar de muito sofrimento receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo, e assim tornaram-se modelo para todos os crentes que estão na Macedônia e na Acaia. Porque, partindo de vocês, propagou-se a mensagem do Senhor na Macedônia e na Acaia. Não somente isso, mas também por toda parte tornou-se conhecida a fé que vocês têm em Deus. O resultado é que não temos necessidade de dizer mais nada sobre isso (1Ts 1.6-8).

Trata-se de identificar nossa vida com a de Cristo, tal como os ramos da videira com ela própria, conforme Jesus explica:

Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma (Jo 15.5).

Viver na terra com os olhos voltados ao céu

Esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir (1Ts 1.10).

A palavra grega usada aqui é anameno, que significa:

Esperar feliz, com paciência e confiança. Não é apenas crer que Jesus vai voltar. É estar preparado para a sua volta (William Hendriksen).

Pr Wilson R. Greve – domingo, 23/1/2022


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.