Menu fechado

Calma, fui eu

07/02/2022 | Mensagens, Pr Wilson Greve

Texto bíblico básico: 1 Reis 12.24

O texto bíblico básico refere-se à ocasião da posse de Roboão como rei de Israel, sucedendo ao seu pai Salomão.

Roboão, o novo rei, havia tomado uma decisão tola que provocou a divisão do reino. Depois ele tentou reverter aquilo de forma violenta, o que Deus impediu pela palavra de um profeta, mas o desconforto permaneceu. O texto básico diz:

Assim diz o Senhor: Não saiam à guerra contra os seus irmãos israelitas. Voltem para casa, todos vocês, pois fui eu que fiz isso. E eles obedeceram à palavra do Senhor e voltaram para as suas casas, conforme o Senhor tinha ordenado (1Rs 12.24).

Transferindo isso para a nossa vida, muitas vezes percebemos que, apesar de esperarmos orientação e ajuda de Deus, nossos problemas só pioram. Devemos então agir ou não? Deus nos manda dizer que ele está no controle e que devemos esperar a solução das suas mãos, por mais que demore. Perder a paciência e tentar resolver os problemas à força só piora tudo.

Em nossas lutas, Deus cuida de nós

Deus zela pelo seu povo

Assim diz o Senhor dos Exércitos: Ele me enviou para buscar a sua glória entre as nações que saquearam vocês, porque todo o que neles tocar, toca na pupila dos olhos dele (Zc 2.8).

Eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador; dou o Egito como resgate por você, a Etiópia e Sebá em troca de você. Visto que você é precioso e honrado à minha vista, e porque eu o amo, darei homens em seu lugar, e nações em troca de sua vida. Não tenha medo, pois eu estou com você, do oriente trarei seus filhos e do ocidente ajuntarei você (Is 43.3-5).

Deus tem bons propósitos conosco

Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai? Se vocês não são disciplinados, e a disciplina é para todos os filhos, então vocês não são filhos legítimos, mas ilegítimos (Hb 12.7-8).

Quando vêm as dificuldades, tendemos a retornar à velha vida em busca de soluções (exemplo de Israel: “voltar ao Egito”), mas Deus nos protege, sustenta e acompanha:

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar (1Co 10.13).

Por isso, Paulo adverte em seguida para não fazer o que se pode chamar de “voltar ao Egito”:

Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria 1Co 10.14).

Nas dificuldades, Deus nos ensina

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus (Fp 4.6).

Assim aprenderemos a conviver com as provas e a superá-las:

Sei viver na necessidade e na fartura. Aprendi o segredo de viver em qualquer situação, de estômago cheio ou vazio, com pouco ou muito. Posso todas as coisas por meio de Cristo, que me dá forças (Fp 4.12-13).

Com isso em vista, podemos descansar na promessa:

O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus (Fp 4.19).

Assim, cuidado: nada de “voltar ao Egito”:

O Senhor, o seu Deus, que está indo à frente de vocês, lutará por vocês, como fez no Egito, diante de seus próprios olhos. Também no deserto vocês viram como o Senhor, o seu Deus, os carregou, como um pai carrega seu filho, por todo o caminho que percorreram até chegarem a este lugar. Apesar disso, vocês não confiaram no Senhor, o seu Deus (Dt 1.30-32).

Assim diz o Senhor: “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor. Ele será como um arbusto no deserto; não verá quando vier algum bem. Habitará nos lugares áridos do deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém (Jr 17.5-6).

Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto (Jr 17.7-8).

Na dor Deus nos consola e fortalece

Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça, dê ânimo aos seus corações e os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras (2Ts 2.16-17).

Dos céus olha o Senhor e vê toda a humanidade; do seu trono ele observa todos os habitantes da terra; ele, que forma o coração de todos, que conhece tudo o que fazem. Nenhum rei se salva pelo tamanho do seu exército; nenhum guerreiro escapa por sua grande força. O cavalo é vã esperança de vitória; apesar da sua grande força é incapaz de salvar. Mas o Senhor protege aqueles que o temem e os que firmam a esperança no seu amor, para livrá-los da morte e garantir-lhes vida, mesmo em tempos de fome (Sl 33.13-19).

O exemplo de Jó é particularmente marcante:

Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra. E depois que o meu corpo estiver destruído e sem carne, verei a Deus. Eu o verei, com os meus próprios olhos; eu mesmo, e não outro! Como anseia no meu peito o coração! (Jó 19.25-27).

Resumindo:

Nessa esperança fomos salvos. Mas, esperança que se vê não é esperança. Quem espera por aquilo que está vendo? Mas se esperamos o que ainda não vemos, aguardamo-lo pacientemente. Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito (Rm 8.24-25,28).

Pr. Wilson R. Greve – domingo, 6/2/2022


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.