Menu fechado

Quer ser feliz?

06/02/2023 | Mensagens, Pr Wilson Greve

Texto bíblico básico: Salmo 32.1-11

1. A verdadeira alegria

Todos nós sofremos lutas e dificuldades, e nem todas resultam de pecado, mas a presença de pecado fecha a porta para a superação do sofrimento. O Salmo 32 dá instruções a esse respeito:

Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados! Como é feliz aquele a quem o Senhor não atribui culpa e em quem não há hipocrisia! (Sl 32.1-2).

A verdadeira alegria está no perdão de Deus.

2. Como experimentar a verdadeira alegria?

Reconhecendo o nosso pecado:

Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Pois de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; minha força foi se esgotando como em tempo de seca (Sl 32.3-4).

Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: “Confessarei as minhas transgressões ao Senhor”, e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Portanto, que todos os que são fiéis orem a ti enquanto podes ser encontrado (Sl 32.5-6).

Nossos pais nos disciplinavam por curto período, segundo lhes parecia melhor; mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para que participemos da sua santidade (Hb 12.10).

Confissão é:

Quando o pecador voluntariamente recorre a Deus,
construindo sua esperança de salvação,
não na obstinação ou na hipocrisia,
mas na súplica por perdão (João Calvino).

Confessando nosso pecado:

Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me (Sl 51.4).

Buscar o Senhor assim que possível:

O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade. Realiza os desejos daqueles que o temem; ouve-os gritar por socorro e os salva. O Senhor cuida de todos os que o amam, mas a todos os ímpios destruirá (Sl 145,18-20).

3. O resultado dessa forma de viver

Realmente feliz é aquele a quem Deus perdoa. Esta é a questão fundamental.

Desejamos ter coisas, mas do que realmente precisamos é da paz de Deus.

Quando as muitas águas se levantarem, elas não os atingirão. Tu és o meu abrigo; tu me preservarás das angústias e me cercarás de canções de livramento (Sl 32.6-7).

Alegrem-se no Senhor e exultem, vocês que são justos! Cantem de alegria, todos vocês que são retos de coração! (Sl 32.11).

Faze-me ouvir de novo júbilo e alegria; e os ossos que esmagaste exultarão.
Esconde o rosto dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.
Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável
(Sl 51.8-10).

Pr. Wilson R. Greve – domingo, 5/2/2023


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.