Menu fechado

A fonte da nossa esperança

24/04/2023 | Mensagens

Texto bíblico básico: Salmo 25.1-14

A esperança é necessária para termos alegria. A questão é onde depositar a nossa esperança. O texto bíblico proposto fornece algumas orientações por meio de como Davi reagiu às dificuldades em que se encontrava:

1) Davi mostra confiança e atitude

A ti, Senhor, elevo a minha alma. Em ti confio, ó meu Deus. Não deixes que eu seja humilhado, nem que os meus inimigos triunfem sobre mim! Nenhum dos que esperam em ti ficará decepcionado; decepcionados ficarão aqueles que, sem motivo, agem traiçoeiramente(Sl 25.1-3).

Ter confiança exclusiva em Deus

Trata-se de confiar exclusivamente em Deus, o que é difícil porque pensamos já saber o suficiente. Mas será que nossa atitude convence?

Eu, quando estiver com medo, confiarei em ti. Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer-me o simples mortal? (Sl 56.3-4).

Aguardar a manifestação de Deus com esperança

Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranquilo pela salvação do Senhor (Lm 3.24-26).

2. Davi busca instrução e revela contrição

Mostra-me, Senhor, os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas; guia-me com a tua verdade e ensina-me, pois tu és Deus, meu Salvador, e a minha esperança está em ti o tempo todo. Lembra-te, Senhor, da tua compaixão e da tua misericórdia, que tens mostrado desde a antiguidade. Não te lembres dos pecados e transgressões da minha juventude; conforme a tua misericórdia, lembra-te de mim, pois tu, Senhor, és bom (Sl 25.4-7).

Seria Deus o nosso guia desde o começo ou queremos que ele só avalize o que fazemos?

Buscar em Deus as respostas

Perambularam pelo deserto e por terras áridas sem encontrar cidade habitada. Estavam famintos e sedentos; suas vidas iam-se esvaindo. Na sua aflição, clamaram ao Senhor, e ele os livrou da tribulação em que se encontravam e os conduziu por caminho seguro a uma cidade habitada (Sl 107.4-7).

Reconhecer que Deus é bom apesar de nós

Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue (Sl 51.1-3).

3. Davi revela onde encontra a esperança para sua fé

Bom e justo é o Senhor; por isso mostra o caminho aos pecadores. Conduz os humildes na justiça e lhes ensina o seu caminho. Todos os caminhos do Senhor são amor e fidelidade para com os que cumprem os preceitos da sua aliança. Por amor do teu nome, Senhor, perdoa o meu pecado, que é tão grande! Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir. Viverá em prosperidade, e os seus descendentes herdarão a terra. O Senhor confia os seus segredos aos que o temem, e os leva a conhecer a sua aliança (Sl 25.8-14).

Na bondade do Senhor, que nos guia à sua vontade

Quando eu era menino, ainda pequeno, em companhia de meu pai, um filho muito especial para minha mãe, ele me ensinava e me dizia: “Apegue-se às minhas palavras de todo o coração; obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida (Pv 4.3-4).

Deus nos ensina como Pai, em amor e santidade.

Na fidelidade do Senhor em perdoar o nosso pecado

Deus passou diante de Moisés, que proclamou diante disso:

Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade, que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado. Contudo, não deixa de punir o culpado; castiga os filhos e os netos pelo pecado de seus pais, até a terceira e a quarta gerações (Ex 34.6-7).

Concluindo:

Javé, na sua bondade e retidão, demonstra o caminho certo ao pecador transviado.
De um lado, é a bondade, a misericórdia e a compaixão para com o pecador
que move Javé para mostrar o caminho;
do outro lado, é a sua retidão que não suporta alguém andar por caminhos tortos.
Johannes Schildenberger

Pr Wilson R. Greve – domingo, 23/4/2023


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.