Menu fechado

Existe um Deus rico em perdoar

24/07/2023 | Mensagens, Pastores visitantes

Texto bíblico básico: Isaías 55

1) Atitude humana para lidar com o mal: a lei do talião

Na história há várias maneiras que as pessoas encontraram de lidar com malfeitos.

A forma mais antiga de pôr alguma ordem numa situação assim é a chamada lei do talião, segundo a qual o malfeitor deve ser punido fazendo-o sofrer o mesmo dano que ele causou à sua vítima. É a chamada justiça retributiva.

Essa regra encontra-se no Antigo Testamento e também em muitas outras culturas antigas, e muitas vezes prevalece até hoje. A Bíblia expõe essa lei em Lv 24.19-20:

Se alguém ferir seu próximo deixando-o defeituoso, assim como fez lhe será feito: fratura por fratura, olho por olho, dente por dente. Assim como feriu o outro, deixando-o defeituoso, assim também será feito.

Essa lei tem o problema de que não corrige o mal cometido, podendo gerar uma espiral de violência com sucessivas agressões. Por isso, com o tempo se passou a buscar a aplicação de uma justiça restaurativa, em que a punição pelo malfeito consiste principalmente em, se possível, fazer o malfeitor corrigir o mal que cometeu e em ensiná-lo a proceder corretamente. Entretanto, aquilo ainda depende da imperfeita virtude humana.

2) A busca de um bem autêntico

Com a queda no pecado e a perda da comunhão com Deus, o homem tenta achar suas próprias soluções e cria seus próprios deuses. A Bíblia descreve como isso é no mínimo ridículo e, de qualquer modo, inútil:

O ferreiro apanha uma ferramenta e trabalha com ele nas brasas; modela um ídolo com martelos, forja-o com a força do braço; passa sede e desfalece. O carpinteiro mede a madeira com uma linha e faz um esboço com um traçador; ele o modela toscamente com formões e marca com compassos. Ele o faz na forma de homem, de um homem em toda a sua beleza, para que habite no santuário. Ele derruba cedros, talvez apanhe um cipreste ou ainda um carvalho. Ele o deixou crescer entre as árvores da floresta, ou plantou um pinheiro, e a chuva o fez crescer. É combustível usado para queimar; um pouco disso ele apanha e se aquece, acende um fogo e assa um pão. Mas, também modela um deus e o adora; faz uma imagem e se curva diante dela. Metade da madeira ele queima no fogo; sobre ela ele prepara uma refeição, assa a carne e come uma porção. Ele também se aquece e diz: ”Ah! Estou aquecido; estou vendo o fogo”. Do restante ele faz um deus, seu ídolo; inclina-se diante dele e o adora. Ora a ele e diz: “Salva-me, tu és o meu deus” (Is 44.12-17).

No ouro pus a minha esperança, e disse ao ouro fino …: em ti confio (Jó 31.24).

Paulo escreve:

O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre (Fp 3.19).

3) A solução verdadeira: o Deus vivo, rico em perdoar:

Mas como pode o mortal ser justo diante de Deus? Ainda que quisesse discutir com ele, não conseguiria argumentar nem uma vez em mil (Jó 9.2-3).

Miqueias responde:

Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoa   a iniquidade? … o Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia … e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar (Mq 7.18).

Perdão é a atitude exemplar diante de alguma injustiça sofrida. Pode-se dizer que significa assumir o dano de uma dívida ou culpa que alguém outro contraiu conosco. Paulo confirma:

Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus (2Co 5.21).

Cristo nos redimiu da maldição da lei quando se tornou maldição em nosso lugar (Gl 3.13).

Mais promessas do perdão de Deus para nossa restauração:

Cancelou a escrita da dívida que consistia em ordenanças e que nos era contrária (Cl 2.14).

Lançaste para trás de ti todos os meus pecados (Is 38.17).

Não me lembrarei mais dos seus pecados (Hb 8.12).

Este Deus é o nosso Deus para todo o sempre; ele será o nosso guia até o fim (Sl 48.14).

4) Convite para responder

Que o ímpio abandone o seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão (Is 55.7).

Recomendação: Ler o capítulo inteiro: Is 55.1-13.

Volte para mim, pois eu o resgatei (Is 44.22).

Pai nosso, que estás nos céus!
Santificado seja o teu nome.

Venha o teu reino;
Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.

Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.
Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.
E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal,
porque teu é o reino, o poder e a glória para sempre.
Amém!

Pr. Hartmut R. Glaser – 23/7/2023


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.