Menu fechado

O melhor Pastor

17/07/2023 | Mensagens, Pr Wilson Greve

Texto bíblico básico: Salmo 23

1. O cuidado do Pastor

Depois do Salmo 22, que é um grito de socorro de Davi em meio a problemas, o Salmo 23 mostra como Deus lida conosco. Ao que parece, depois de superar aqueles problemas, Davi recorre à sua experiência como pastor de ovelhas para descrever o cuidado de Deus com ele.

O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas; restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome (Sl 23.1-3).

O Senhor traz conforto

Nos versículos de 1 a 3, Davi descreve sua situação na presença de Deus, uma tranquilidade como de um passageiro de um veículo em vigem, que pode tranquilamente contemplar a paisagem enquanto confia no motorista para dirigi-lo com segurança. Não há motivo para sofrer desnecessariamente.

Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês (1Pe 5.7).

O Senhor traz segurança

Na paisagem que Davi tem em mente, os pastos verdes são escassos, e as águas tranquilas são necessárias para as ovelhas, que não conseguem beber de águas correntes.

Deus nos encaminha para lá.

Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”  (Mt 6.26-27).

Trabalhar é necessário, mas sem ansiedade.

O Senhor traz direção

Deus nos dirige pelo melhor caminho, em segurança e na direção certa. Essas são as “veredas de justiça”.

Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você. Não sejam como o cavalo ou o burro, que não têm entendimento, mas precisam ser controlados com freios e rédeas, caso contrário não obedecem (Sl 32.8-9).

Deus em nenhum aspecto deixa carente o seu povo,
visto que o sustenta com seu poder, o revigora e o vivifica, e desvia dele tudo quanto é prejudicial,
para que ele possa andar por veredas confortáveis em planura e retidão (João Calvino).

Seria Deus realmente o meu pastor?

2. A segurança do Pastor

Até o versículo 3 tratou-se da tranquilidade das ovelhas sob os cuidados do Bom Pastor. A partir do v. 4, o clima se torna mais ativo:

Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice (Sl 23.4-5).

Passaremos por lutas

Davi também sabia o que é ter medo, mas Deus sabe quando e onde precisamos de cuidados.

Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo (Jo 16.33).

Nosso foco precisa estar na eternidade.

Seremos protegidos

O Bom Pastor orienta e corrige as ovelhas.

Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem. O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente. “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas (Jo 10.9-11)

Seremos surpreendidos

Nossa condição normal de vida é a da presença do inimigo, mas é nela que o Bom Pastor cuida de nós. A unção com óleo e o cálice transbordante representam a abundância do cuidado de Deus. Nada do que necessitamos nos faltará. Deus é generoso, e o melhor é entregar nossa vida a ele.

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito (Rm 8.28).

3. A promessa do Pastor

Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver (Sl 23.6).

Para completar, importa permanecer na presença do Bom Pastor e deixar tudo por conta dele.

Não vivo com o mero propósito de viver, mas para exercitar-me no temor e no serviço de Deus,
e progredir diariamente em todos os aspectos de genuína piedade (João Calvino).

Estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 8.38-39).

Pr Wilson R. Greve – domingo, 16/7/2023


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.