Menu fechado

O problema da verdade

11/07/2023 | Mensagens, Pr Paulo Sérgio Teixeira

Texto bíblico básico: Jo 18.33-35

O que é verdade? Ela é cada vez mais questionada em nossos dias. Para quem não tem fé, ela pode ser um problema – mas este costuma estar na pessoa que não aceita a verdade.

Mas como saber o que é verdade? Nem tudo é palpável, e quem comunica muitas vezes distorce os fatos, e então nossas emoções e preconceitos nos influenciam.

Assim, a pergunta de Pilatos a Jesus é pertinente: “O que é verdade”?

Ele não sabia como lidar com o que os líderes judeus lhe diziam – o que era real ou não. Ele não via mal nenhum em Jesus e sabia que aqueles líderes eram corruptos. E a palavra de Deus alerta:

Ao ímpio Deus diz: “Que direito você tem de recitar as minhas leis ou de ficar repetindo minha aliança?”  (Sl 50.16).

Os líderes judeus argumentaram tomando a si mesmos como padrão da verdade:

Pilatos saiu para falar com eles e perguntou: “Que acusação vocês têm contra este homem?” Responderam eles: “Se ele não fosse criminoso, não o teríamos entregado a ti” (Jo 18.29-30).

Além disso, ele recebeu aquela mensagem preocupante da esposa:

Estando Pilatos sentado no tribunal, sua mulher lhe enviou esta mensagem: “Não se envolva com este inocente, porque hoje, em sonho, sofri muito por causa dele” (Mt 27.19).

Pilatos certamente era supersticioso, mas também era corrupto e tinha medo de se indispor com o imperador e perder seu cargo. Como ele saberia o que era certo?

Por fim, ele assumiu a “verdade” dos outros e acabou condenando Jesus injustamente.

Fica a pergunta para nós: Qual é a nossa verdade? E qual é seu fundamento?

Um exemplo melhor para nós são os judeus de Bereia (os “bereanos”) em At 17, que trataram de pesquisar as Escrituras para conferir o que Paulo dizia. Para eles, a verdade não era sua própria opinião nem as palavras de Paulo, mas a fonte primária – a própria palavra de Deus.

Os bereanos eram mais nobres que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras para ver se tudo era assim mesmo (At 17.11).

A verdade é, afinal, aquilo que Deus diz. Reconhecendo isso, Paulo deixou toda a sua vida, sua mente, suas convicções e atitudes por conta de Deus. Ele diz:

Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim (Gl 2.20).

Baseado nisso, ele também pôde afirmar:

Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus e levamos cativo todo pensamento para torná-lo obediente a Cristo” (2Co 10.5).

Por fim, vale ainda um alerta: Se não orientarmos nossas decisões pela verdade de Deus, abrimos as portas para as falsas “verdades” de Satanás – tal como Pilatos. É melhor lembrar o que Jesus disse:

Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai a não ser por mim (Jo 14.6).

Pr Paulo Sérgio Teixeira Filho – domingo, 9/7/2023


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.