Menu fechado

Confiança ou temor?

11/09/2023 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série "Em tempos de incerteza" (Habacuque)

Série “Em tempos de incerteza” (2)

Texto bíblico básico: Habacuque 1.12-17

Habacuque conversa com Deus em tom de desabafo de sua indignação diante da assustadora impiedade do seu povo. Deus então lhe responde que a situação pioraria ainda mais. Até onde aquilo iria?

O que essa conversa nos ensina?

Declaração de confiança

Habacuque insiste, mas demonstra confiança em Deus, não medo.

Senhor, tu não és desde a eternidade? Meu Deus, meu Santo, tu não morrerás. Senhor, tu designaste essa nação para executar juízo; ó Rocha, determinaste que ela aplicasse castigo (Hc 1.12).

Existem aqui três afirmativas sobre a natureza de Deus:

1) Tu és desde a eternidade (Deus ativo):

Eu sou o Senhor. Eu os livrarei do trabalho imposto pelos egípcios. Eu os libertarei da escravidão e os resgatarei com braço forte e com poderosos atos de juízo. Eu os farei meu povo e serei o Deus de vocês. Então vocês saberão que eu sou o Senhor, o seu Deus, que os livra do trabalho imposto pelos egípcios. E os farei entrar na terra que, com mão levantada, jurei que daria a Abraão, a Isaque e a Jacó. Eu a da­rei a vocês como propriedade. Eu sou o Senhor (Ex 6.6-8).

Será que Deus é mesmo real para nós?

2) Meu Deus, meu santo (Deus presente):

Não morreremos: Deus é acessível e admite nossas confidências.

Ao Senhor clamo em alta voz, e do seu santo monte ele me responde. Eu me deito, durmo e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém. Não me assustam os milhares que me cercam (Sl 3.4-6).

3) Ó Rocha (imutabilidade, estabilidade)

Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas! Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu. Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos o que ainda virá. Digo: Meu propósito permanecerá em pé e farei tudo o que me agrada. Do oriente convoco uma ave de rapina; de uma terra bem distante um homem para cumprir o meu propósito. O que eu disse, isso eu farei acontecer; o que planejei, isso farei (Is 46.9-11).

Deus executa tudo mesmo contra nosso questionamento.
Nós é que vemos do nosso ponto de vista o que ele faz e não entendemos. É como olhar um bordado do avesso e tentar imaginar a verdadeira imagem dele.

O nosso Deus está nos céus, e pode fazer tudo o que lhe agrada (Sl 115.3).

Declaração de conhecimento

Teus olhos são tão puros que não suportam ver o mal; não podes tolerar a maldade. Então, por que toleras os perversos? Por que ficas calado enquanto os ímpios devoram os que são mais justos que eles? Tornaste os homens como peixes do mar, como animais, que não são governados por ninguém. O inimigo puxa todos com anzóis; apanha-os em sua rede e nela os arrasta; então alegra-se e exulta. E por essa razão ele oferece sacrifício à sua rede e queima incenso em sua honra; pois, graças à sua rede, vive em grande conforto e desfruta iguarias. Mas continuará ele esvaziando a sua rede, destruindo sem misericórdia as nações? (Hc 1.13-17).                         

Teus olhos são puros

Todo o Israel transgrediu a tua lei e se desviou, recusando-se a te ouvir. Por isso as maldições e as pragas escritas na Lei de Moisés, servo de Deus, têm sido derramadas sobre nós, porque pecamos contra ti. … O Senhor não hesitou em trazer desgraça sobre nós, pois o Senhor, o nosso Deus, é justo em tudo o que faz; ainda assim nós não lhe temos dado atenção (Dn 9.11-14).

Observe o que Deus faz! Quando temos peixes, tendemos a venerar a rede de pesca em lugar do criador dos peixes. Deus, porém, se revela.

Ele permite ao homem escolher

Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade sobrevirá como um homem armado sobre você (Pv 6.6-11).

Deus requer santidade do seu povo. Como ele pode tolerar a impiedade?

A ira de Deus é revelada dos céus contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou (Rm 1.18-19).

Deus retribuirá a cada um conforme o seu procedimento. Ele dará vida eterna aos que, persistindo em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade. Mas haverá ira e indignação para os que são egoístas, que rejeitam a verdade e seguem a injustiça. Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal: primeiro para o judeu, depois para o grego; mas glória, honra e paz para todo o que pratica o bem: primeiro para o judeu, depois para o grego. Pois em Deus não há parcialidade (Rm 6.6-11).

Pr Wilson Greve – domingo, 10/9/2023


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.