Menu fechado

Mais amor por favor

18/09/2023 | Mensagens, Pr Kevin Tehlen

Texto bíblico básico: 1 Coríntios 13

Em 1 Coríntios 12, Paulo fala a respeito dos dons espirituais, e no capítulo 14 continua falando deles. Entre os dois, no capítulo 13, ele trata do amor. Parece uma intromissão de tema, mas logo fica claro que sem o amor faltaria o essencial à matéria.

Eis a lista de dons que Paulo indica. Imagine a diferença de exercê-los com e sem amor:

Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, , pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos, a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente a cada um, como quer (1Co 12.8-11).

Mas, afinal, o que é amor? Há muitas noções diferentes a respeito, o que é um perigo, até porque se trata de um tema predileto nas relações humanas, talvez na maioria das vezes mal entendido:

Uma das principais artimanhas do maligno é esvaziar o conteúdo das palavras (John Mackay).

Por isso, Paulo dedica todo o capítulo 13 de 1 Coríntios à descrição do amor chamado em grego de agape, que significa não um sentimento, mas uma atitude de dedicação a Deus e ao bem do próximo conforme a própria natureza de Deus.

Leia com atenção todo esse capítulo na própria Bíblia.

Por ser tão importante e valioso, Paulo valoriza o amor logo no começo de várias de suas cartas:

Desde que ouvi falar da fé que vocês têm no Senhor Jesus e do amor que demonstram para com todos os santos(Ef 1.15).

Esta é a minha oração: que o amor de vocês aumente cada vez mais em conhecimento e em toda a percepção (Fp 1.9).

Temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor que têm por todos os santos (Cl 1.4).

Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo (1Ts 1.3).

Com isso cria-se o ambiente para o exercício prático dos dons espirituais:

Sempre dou graças a meu Deus por vocês por causa da graça que lhes foi dada por ele em Cristo Jesus. Pois nele vocês foram enriquecidos em tudo, isto é, em toda palavra e em todo conhecimento, porque o testemunho de Cristo foi confirmado entre vocês, de modo que não lhes falta nenhum dom espiritual enquanto vocês esperam que o nosso Senhor Jesus Cristo seja revelado (1Co 1.4-8).

Se eu tiver amor…

Esse amor não é originado em nós, porque somos pecadores, falhos, mas é gerado em nós pelo Espírito Santo.

Sabemos o que é o amor porque Jesus deu sua vida por nós. Portanto, também devemos dar nossa vida por nossos irmãos (1Jo 3.16).

João Calvino comenta o seguinte a esse respeito:

Visto que o amor é a única regra que deve governar nossas ações, e a única diretriz para o correto uso os dons divinos, Deus não aprova nada que esteja destituído de amor, não importa quão magnificentes sejam os conceitos humanos. Pois sem o amor, a mais bela de todas as virtudes não passa de mera aparência, um ruído vazio de significação; em suma, não passa de algo grosseiro e ofensivo.

Sem amor, o maior melhor esforço é no mínimo insuficiente. O amor identifica a pessoa que pertence a Deus:

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo (Ef 4.32).

Jesus explica:

Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros (Jo 13.35).

O amor nunca desiste, nunca perde a fé, sempre tem esperança e sempre se mantém firme (1Co 13.7 NVT).

Algumas citações:

Quando vier o que é perfeito, as imperfeições que o pecado traz ao amor desaparecerão e a pureza de relacionamentos pretendida por Deus desde o princípio será plenamente restaurada (Preben Vang).

A fé e a esperança são grandes, mas o amor é ainda maior. A fé sem o amor é fria, e a esperança sem ele é horrenda. O amor é o fogo que incendeia a fé e a luz que torna a esperança segura (William Barclay).

Conclusão:

Se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas (2Co 5.17).

Pr Kevin Tehlen – domingo, 17/9/2023


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.