Menu fechado

Prontidão ou rebeldia?

25/09/2023 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série "Em tempos de incerteza" (Habacuque)

Série “Em tempos de incerteza” (3)

Texto bíblico básico: Habacuque 2.1

Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que ele me dirá e que resposta terei à minha queixa.

Habacuque está aflito por causa da impiedade do seu povo e da falta de uma solução para aquilo, mas ele se dispõe a permanecer alerta, esperando a resposta de Deus. Desejaríamos rapidez, mas ele mostra a atitude equilibrada entre persistência, expectativa e paciência – e isto diante da perspectiva de que antes de tudo a situação ainda haveria de piorar!

Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra até receber as primeiras e as últimas chuvas. Sejam também vocês pacientes e fortaleçam o seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima (Tg 5.7-8).

Enquanto isso, ele assume o papel que Deus atribui ao vigia em Ez 33.6-7:

Se a sentinela vir chegar a espada e não tocar a trombeta para advertir o povo e a espada vier e tirar a vida de um deles, aquele homem morrerá por causa de sua iniquidade, mas considerarei a sentinela responsável pela morte daquele homem. Filho do homem, eu o fiz uma sentinela para a nação de Israel; por isso ouça a minha palavra, e advirta-os em meu nome.

Ficarei alerta!

A situação de Habacuque era semelhante à de Elias quando fugiu de Jezabel e se refugiou numa caverna:

O Senhor lhe disse: ‘Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar’. Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave. Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: ‘O que você está fazendo aqui, Elias?’ (1Rs 19.11-13).

Como nós nos relacionarmos com Deus? Às vezes lhe entregamos um problema e nem ficamos esperando a resposta. Habacuque manteve-se alerta.

E como será que Deus responde?

Para nós, antes de tudo por meio de sua palavra escrita:

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra (2Tm 3.16-17).

Aguardarei a resposta

Habacuque tratou de aguardar atentamente a resposta de Deus. Como será essa resposta?

Às vezes, a resposta será positiva.

Jesus diz:

Farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei. Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos (Jo 14.13-15).

Outras vezes, ela será negativa.

Sei que o Senhor é grande, que o nosso Soberano é maior do que todos os deuses. O Senhor faz tudo o que lhe agrada, nos céus e na terra, nos mares e em todas as suas profundezas (Sl 135.5-6).

É preciso reconhecer a soberania de Deus:

Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas (Pv 3.5-6).

Às vezes, a resposta será: Espere!

Foi o caso de Habacuque.

Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração (Rm 12.12).

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus (Fp 4.6-7).

Por fim, uma citação de Martin Luther King:

A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta
em momentos de conforto e conveniência,
mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio.

Pr. Wilson R. Greve – domingo, 24/9/2023


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.