Menu fechado

O presente da esperança!

16/12/2019 | Mensagens, Pr Wilson Greve

Pr. Wilson R. Greve – domingo, 15/12/19

Texto bíblico básico: João 1.9-13

A época do Natal é cheia de movimento em torno de bons propósitos. Vivemos sempre na expectativa de melhorar as condições da nossa vida, e chamamos isso de esperança – mas ela não é verdadeira quando se baseia em coisas passageiras.

Nosso coração é enganoso

Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor (Jeremias 17.5).

O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa, e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? (Jeremias 17.9).

A prova da nossa incapacidade de criar uma base sólida para a vida é que, por mais que se consiga mudar algo, nossa ansiedade permanece. Salomão descreve bem essa situação em Eclesiastes 2.10-11:

Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho; essa foi a recompensa de todo o meu esforço. Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol.

Enquanto a nossa esperança se basear nisso, ela se perderá. A verdadeira solução está no nosso texto bíblico básico:

Estava chegando ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todos os homens. Aquele que é a Palavra estava no mundo e o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o reconheceu. Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram no seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os que não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.

Cristo é a luz genuína

Os gregos distinguiam entre dois mundos: o visível, das aparências, e o sobrenatural e verdadeiro, onde os fatos ocorrem efetivamente. Com sua encarnação, Cristo veio do mundo sobrenatural para dentro do nosso, visível. Com isso…

  • …a encarnação de Cristo trouxe Deus aos homens.

No Antigo Testamento, Deus se apresentou aos homens como o Santo e Justo; no Novo Testamento, Jesus nos trouxe o Deus amoroso. Ele sinalizou isso por seus milagres. O primeiro exemplo disso foi a transformação de água em vinho nas bodas de Caná:

Este sinal miraculoso, em Caná da Galiléia, foi o primeiro que Jesus realizou. Revelou assim a sua glória, e os seus discípulos creram nele (João 2.11).

Diferentemente dos outros evangelistas, João focaliza por meio dos milagres a glória de Deus. Outro exemplo foi a cura do filho de um oficial romano:

Então o pai percebeu que aquela fora exatamente a hora em que Jesus lhe dissera: “O seu filho continuará vivo”. Assim, creram ele e todos os de sua casa.
Esse foi o segundo sinal miraculoso que Jesus realizou depois que veio da Judeia para a Galileia
(João 4.53-54).

  • …a encarnação de Cristo trouxe vitória sobre a morte.

Jesus diz em João 11.25-26:

Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente.

  • …a encarnação de Cristo foi suficiente para livrar do pecado toda a humanidade.

Deus promete em Isaías 49.6-7:

É coisa pequena demais para você ser meu servo para restaurar as tribos de Jacó e trazer de volta aqueles de Israel que eu guardei. Também farei de você uma luz para os gentios, para que você leve a minha salvação até aos confins da terra. Assim diz o Senhor, o Redentor e o Santo de Israel, àquele que foi desprezado e detestado pela nação, ao servo de governantes: “Reis o verão e se levantarão, líderes verão e se encurvarão por causa do Senhor, que é fiel, o Santo de Israel, que o escolheu”.

O problema do homem

Desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram (Romanos 1.20-21).

Muitas vezes também agimos como Paulo escreve nessa passagem. Vemos o cuidado de Deus, mas nem sempre o reconhecemos. Por isso, Paulo recomenda:

Assim, fixamos os olhos não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno (2 Coríntios 4.18).

Onde está o nosso foco?

A solução de Deus para nós foi a adoção como filhos

Repetindo a passagem já citada no início:

Aos que o receberam, aos que creram no seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os que não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.

O convite para isso vem do próprio Deus

Vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: “Aba, Pai”. O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus (Romanos 8.17).

…mas o relacionamento com o Pai também depende de nós.

Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória (Romanos 8.17).

É preciso se envolver:

Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos (João 14.15).

Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele (João 14.21).

É preciso não se preocupar como se os problemas do momento fossem tudo. Crer é saber que Deus assume todas as condições da nossa vida. Jesus promete:

Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim.
Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver
(João 14.1-3).

Não se deixe atropelar pela correria, mas ponha sua esperança em Cristo.

A vida de Deus em nós não se destina só a garantir um lugar no céu, mas também a nos conduzir através do que experimentamos aqui e agora.


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.