Menu fechado

Nossa posição em Cristo

27/01/2020 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Efésios

Série Efésios (2)

Pr Wilson R. Greve – domingo, 26/1/2020

Texto bíblico básico: Efésios 1.3-6

Quando Paulo bendiz o Senhor logo no início da sua carta, isso é muito mais do que mera expressão piedosa. Ele explica que recebemos bênçãos espirituais nas regiões celestiais.

Isso é muito importante porque é muito comum confundirmos bênçãos com favores quaisquer – como prosperidade material ou saúde – que não são aquilo que Deus pretende. Seria uma visão do Antigo Testamento, em que tudo girava em torno da terra prometida:

Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, ao seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra. Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão se vocês obedecerem ao Senhor, ao seu Deus:
Vocês serão abençoados na cidade e serão abençoados no campo…
(Dt 28.1-3).

Se as bênçãos de Deus para nós fossem dessa natureza, Paulo não precisaria ter ensinado o que escreveu em 2 Tessalonicenses 3.10-12:

Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: se alguém não quiser trabalhar, também não coma. Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia. A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranquilamente e comam o seu próprio pão.

Ao mesmo tempo, porém, Deus promete cuidar dos seus filhos:

Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem! (Mt 7.9-11).

Bênçãos nas regiões celestiais

Pedro explica do que se trata:

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer, macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar a salvação prestes a ser revelada no último tempo (1Pe 1.3-5).

É essencial que a bênção tenha valor na vida eterna. À luz da eternidade, as nossas preocupações terrenas perdem a importância. Pode ser difícil louvar a Deus no meio das lutas. Por outro lado, quando tudo vai bem, é fácil esquecer-se dele. Portanto, nossa postura correta é aproximar-nos de Deus e glorificá-lo.

Quais são as bênçãos a que Paulo se refere?

Deus nos escolheu antes da fundação do mundo.

Entender a graça de Deus que ele nos concede sem nenhum mérito nosso escapa à nossa compreensão. Por isso Paulo dá vazão à sua admiração em Romanos 11.33-34:

Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos! Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro?

Para que Deus nos escolheu?

Para sermos santos e irrepreensíveis

Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo (Hb 10.19-20).

Ele transforma nossa natureza para nos capacitar a isso – com nossa participação:

Esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado (1Co 9.27).

Ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou (2Co 5.15).

Deus nos predestinou para sermos adotados como filhos

O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória
(Rm 8.16-17).

Essa adoção por Deus muda toda a nossa vida e, a partir daí, a nossa responsabilidade entra em cena:

Vocês se esqueceram da palavra de ânimo que ele lhes dirige como a filhos: “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor, nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho” (Hb 12.5-6).

Portanto, o objetivo da obra de Deus em nós é que ele seja glorificado por meio da nossa nova vida e família: tudo para o louvor da sua glória:

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês (1Co 6.19-20).


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.