Menu fechado

Nossa esperança em Cristo

10/02/2020 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Efésios

Efésios 4

Pr Wilson R. Greve – domingo, 9/2/2020

Clique para ouvir a mensagem.

Texto bíblico básico: Efésios 1.11-14

O plano de Deus

Desde que o homem pecou, o plano de Deus foi restaurar todos por meio de Jesus Cristo, mas ele fez isso em duas etapas:

1ª “Nós” – os hebreus

Deus escolheu o povo de Israel para ser seu representante na humanidade, e a ele toda a mensagem de Deus seria dirigida em primeiro lugar:

Receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra (At 1.8).

Segundo o seu costume, Paulo foi à sinagoga e por três sábados discutiu com eles com base nas Escrituras, explicando e provando que o Cristo deveria sofrer e ressuscitar dentre os mortos. E dizia: “Este Jesus que lhes proclamo é o Cristo” (At 17.2-3).

Os israelitas foram os primeiros a receber a revelação de Deus.

2ª “Vós” – os gentios (nós hoje):

O Senhor disse a Ananias: “Vá! Este homem é meu instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e seus reis, e perante o povo de Israel” (At 9.15).

Depois que o Espírito Santo desceu sobre todos na casa de Cornélio,

Pedro começou a falar: “Agora percebo verdadeiramente que Deus não trata as pessoas com parcialidade, mas de todas as nações aceita todo aquele que o teme e faz o que é justo” (At 10.34-35).

Deus não trata ninguém com parcialidade. O mérito da sua escolha não é nosso nem de Israel, mas apenas de Deus:

Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus. E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa (Gl 3.26-29).

“Não é nossa nacionalidade ou o lugar onde nascemos que nos une, mas nossa nova relação com Jesus” (Lloyd Jones).

Como Deus realizou essa obra?

Por meio da palavra da verdade, o evangelho que nos salvou pelos três passos destacados na passagem a seguir:

[Deus] nos salvou e nos chamou com uma santa vocação, não em virtude das nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos, sendo agora revelada pela manifestação de nosso Salvador, Cristo Jesus. Ele tornou inoperante a morte e trouxe à luz a vida e a imortalidade por meio do evangelho (2Tm 1.9-10).

Que garantia ele nos deu desse feito?

Quando ouvimos o evangelho e cremos nele, ele nos sela com o Espírito Santo, ou seja, nos “carimba”, marca, identifica. Com isso, ele nos confere autenticidade, propriedade e segurança:

Autenticidade

Tornamo-nos sensíveis ao Espírito Santo para agir conforme a vontade de Deus:

Quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus. Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente (1Co 2.11-12).

Propriedade

Não somos mais nossos ou do mundo, mas pertencemos a Deus:

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? (1Co 6.19).

Será que temos consciência disso?

Segurança

Vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória (Ef 1.13-14).

Recebemos assim agora já como penhor ou garantia uma parte daquilo que teremos plenamente na vida eterna.

Como isso nos afeta hoje?

  • Já desfrutamos agora de parte da nossa herança.
  • Temos a certeza do nosso futuro.

O que desfrutamos hoje?

O privilégio do cuidado de Deus.

Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas então veremos face a face. Agora conheço em parte; então conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido (1Co 13.12).

Como saber sobre o nosso futuro?

Se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês (Rm 8.10-11).

Esta é a nossa segurança:

Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver (Jo 14.1-3).


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.