Menu fechado

Práticas de uma vida transformada

07/09/2020 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série em Efésios

Série Efésios 24

Texto bíblico básico: Efésios 5.7-14

Paulo dá em suas cartas um fundamento teológico aos seus ensinos, mas depois também oferece a aplicação prática deles. Efésios é uma carta dirigida a cristãos – a pessoas transformadas – e seu objetivo é que se tornem mais parecidas com Cristo. Este é o seu desafio no texto em estudo aqui. Nele, a primeira noção que ele transmite é:

Vocês agora são luz!

Em Ef 4.18 e em 2Co 4.6 ele descreve a diferença do cristão com o não renascido:

Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações.

Deus que disse: “Das trevas resplandeça a luz”, ele mesmo brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo.

Foi a graça de Deus que brilhou em nós e é o que nos habilita a também irradiarmos luz com a nossa vida. Este é o ponto fundamental.

Vivam como filhos da luz

A prática de viver irradiando a luz de Deus tem vários aspectos. Paulo cita os seguintes:

Bondade: É a disposição de praticar o bem, de beneficiar o próximo. Não um ou outro ato de bondade para acalmar a consciência, mas promovendo o bem a todos, inclusive aos desafetos. Não é fácil, mas é o que Jesus também ensina em Mt 5.44-46:

Eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem,
para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso!”

Justiça: Trata-se de integridade (ser confiável, ter uma só postura), virtude, pureza de vida, pensamentos, sentimentos e atitudes corretos, aplicando na vida os termos do que ensina Salmo 19.7-9:

A lei do Senhor é perfeita e revigora a alma. Os testemunhos do Senhor são dignos de confiança, e tornam sábios os inexperientes. Os preceitos do Senhor são justos e dão alegria ao coração. Os mandamentos do Senhor são límpidos e trazem luz aos olhos. O temor do Senhor é puro e dura para sempre. As ordenanças do Senhor são verdadeiras, são todas elas justas.

Nossa própria justiça não satisfaz. A justiça de Deus não se baseia em sentimentos e interesses. É essencial praticá-la por inteiro, fazendo diferença entre as pessoas.

Verdade: Integridade de caráter, modo de vida em harmonia com a verdade divina. Pedro aponta o caminho em 1Pe 2.1, e isso é mais do que simples cumprimento de regras:

Livrem-se, pois, de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.

Provar o que é agradável ao Senhor

É o que Paulo indica em Rm 12.1-2:

Rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Trata-se, portanto, de agradar a Deus e não a todos os outros. Em nossa nova vida, não pertencemos a nós mesmos.

Expor nossa vida à luz do evangelho

Não participe com eles dessas coisas (v 7 ref. vv 3-5).

Essa participação (gr. summetochos) significa envolver-se, identificar-se. Em vez disso, não apenas lançar acusações, mas irradiar luz para mudar o que está errado. Jesus diz sobre isso em Jo 8.12:

Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida.

Para expor as obras das trevas, precisamos manter-nos limpos:

Não participem das obras infrutíferas das trevas (v 11).

Essa participação (gr. sugkoinóneó) sugere ter comunhão com algo.

Trata-se de não ter interesse naquilo, de não sentir sua falta. Sl 1.1-2 descreve essa postura:

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.

Ser o sal da terra

Jesus diz:

Vocês são o sal da terra, mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa (Mt 5.13-15).

Pedro encaminha o assunto:

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1Pe 2.9),

e Paulo finaliza:

Por isso é que foi dito: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti” (Ef 5.14).


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.