Menu fechado

Deus conosco ontem e hoje

07/12/2020 | Mensagens, Pr Wilson Greve

Texto bíblico básico: Isaías 7.1-14

Há muitos relatos na Bíblia sobre a presença de Deus entre nós, mas muitas vezes nos parecem apenas histórias edificantes.

Uma delas é o episódio em que Acaz, rei de Judá, estava apavorado com a ameaça vinda da Síria e do reino de Israel. Deus então envia o profeta Isaías para animar Acaz. É um acontecimento de séculos antes do nascimento de Cristo, mas é o que inclui a profecia de que “a virgem conceberá” como sinal de que Deus se faz presente – sentido do nome “Emanuel”. Vamos acompanhar a situação:

Ameaça e medo tomam conta do coração

Informaram ao rei: “A Síria montou acampamento em Efraim”. Com isso o coração de Acaz e do seu povo agitou-se, como as árvores da floresta agitam-se com o vento (Is 7.2).

A situação era muito crítica – e as promessas antigas de que Deus guardaria seu povo, como ficariam?

Deus manda um recado ao rei

Isaías deveria ir acompanhado do seu filho Sear-Jasube (“um remanescente voltará”) falar com o rei Acaz para animá-lo:

Diga a ele: “Tenha cuidado, acalme-se e não tenha medo. Que o seu coração não se desanime por causa do furor destes restos de lenha fumegantes: Rezim, a Síria e o filho de Remalias” (Is 7.4).

Deus lembra que tudo está sob seu controle

Assim diz o Soberano Senhor: “Não será assim, isso não acontecerá, pois a cabeça da Síria é Damasco, e a cabeça de Damasco é Rezim. Em sessenta e cinco anos Efraim estará destruído demais para ser um povo. A cabeça de Efraim é Samaria, e a cabeça de Samaria é o filho de Remalias. Se vocês não ficarem firmes na fé, com certeza não resistirão!” (Is 7.7-9).

Deus espera total confiança nele

Ele até oferece a Acaz um sinal para lhe dar mais certeza, mas Acaz recusa:

“Peça ao Senhor, ao seu Deus, um sinal miraculoso, seja das maiores profundezas, seja das alturas mais elevadas”. Mas Acaz disse: “Não pedirei; não porei o Senhor à prova” (Is 7.11-12).

À primeira vista, o que Acaz diz parece respeitoso e confiante, mas sua atitude posterior desmente isso. Deus, porém, insiste:

Por isso o Senhor mesmo lhes dará um sinal: a virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamará Emanuel (Is 7.14).

Junta-se a isso o nome do filho de Isaías presente ali, que dá a entender que Deus salvaria o seu povo, embora só um remanescente – depois de muito sofrimento.

Para o remanescente de Judá havia uma promessa de paz – um recado também para nós:

Apesar das lutas, temos paz em Cristo

Jesus promete aos seus discípulos: Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo (Jo 16.33).

Para nós vale então o mesmo desafio que o de Acaz: confiar na palavra do Senhor!

Apesar das lutas, temos o amor de Cristo por nós

Paulo confessa:

Estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor! (Rm 8.38-39)

Apesar das lutas, Cristo tem tudo sob controle

Observem os corvos: não semeiam nem colhem, não têm armazéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. E vocês têm muito mais valor do que as aves!
Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?
(Lc 12.24-25)

Perguntas para nós:

  • Você crê mesmo que Cristo está efetivamente presente? Sem isso, também o Natal não passa de historinha e folclore.
  • Quem é Emanuel para você, então?
  • Acaz falou bonito, mas na verdade não creu. E nós?

Pr Wilson R. Greve – domingo, 6/12/2020


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.