Menu fechado

Um pouco mais

20/06/2022 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série "Perseverança"

Série Perseverança 10

Texto bíblico básico: 1Ts 4.1-2

No capítulo 4 de 1Ts, muda a ênfase de Paulo. No cap. 2, ele defendeu sua posição de apóstolo. No cap. 3 comentou as boas notícias que Timóteo trouxe sobre os tessalonicenses e se alegrou com elas. No cap. 4 ele entra em detalhes, com ênfase em ética e santidade, animando o leitor a persistir.

1. Devemos viver para agradar a Deus

Como viver assim?

No início da carta, Paulo aponta um roteiro:

Vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor; apesar de muito sofrimento receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo e assim tornaram-se modelo para todos os crentes que estão na Macedônia e na Acaia…, pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos: Jesus, que nos livra da ira que há de vir (1Ts 1.6-7,9-10).

Sendo imitadores do Senhor

Jesus disse: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada. Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou (Jo 14.23-24).

Abandonando velhas práticas…

Livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los.
Sejam
praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos (Tg 1.21-22).

…e renovando o modo de vida

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.1-2).

Colocando a esperança na volta de Cristo

Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção (1Pe 2.11-12).

Não sabemos quando Jesus voltará. Precisamos, então manter o foco no futuro e viver de acordo. A esperança nas promessas de Deus nos dará a força para isso:

Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar. Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado (1Co 9.25-27).

2. Que cresçamos um pouco mais

Depois de receber a nova vida pela graça de Deus, é preciso viver de acordo:

Quando eu estava aí, meus amados, vocês sempre seguiam minhas instruções. Agora que estou longe, é ainda mais importante que o façam. Trabalhem com afinco a sua salvação, obedecendo a Deus com reverência e temor.
Pois Deus está agindo em vocês, dando-lhes o desejo e o poder de realizarem aquilo que é do agrado dele
(Fp 2.12-13).

Não se trata de só cumprir ordens

Agradar a Deus significa muito mais do que simplesmente fazer a vontade de Deus.
É possível obedecer a Deus e, ainda assim, não agradá-lo (Warren Wiersbe).

Um exemplo típico disso é o caso do filho mais velho na parábola do filho pródigo:

Ele respondeu ao seu pai: Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos. Mas quando volta para casa esse seu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele! Disse o pai: Meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu (Lc 15.29-31).

Qual é nossa motivação? O filho trabalha por amor; trabalhar por obrigação é coisa de escravo!

Não se trata de só fazer coisas.

Jesus disse: Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?  Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! (Mt 7.22-23)

Deus não faz negócios.

Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam (Hb 11.6).

Pr Wilson R. Greve – domingo, 19/6/2022


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.