Menu fechado

Pai: dar presente ou ser presente?

15/08/2022 | Cultos especiais, Mensagens, Pr Wilson Greve

Texto bíblico básico: Deuteronômio 6.5-9

Em nossa sociedade atual há uma tendência de falta da influência do pai na educação dos filhos. Prefere-se oferecer aos filhos bens externos, como estudo ou recursos financeiros, em detrimento da presença e influência direta. Esta, porém, é insubstituível. A formação dos filhos não pode ficar por conta da escola, nem mesmo só da EBD, por melhor que esta seja – e muito menos das redes sociais. O texto bíblico básico indicado aqui apresenta três aspectos importantes da influência dos pais sobre os filhos:

1. Ame o Senhor acima de todas as coisas

Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração (Dt 6.5-6).

De todo o coração: Parece fácil, mas é difícil abrir mão das nossas próprias demandas, conforme diz o salmista:

Ó Deus, tu és o meu Deus, eu te busco intensamente; a minha alma tem sede de ti! Todo o meu ser anseia por ti, numa terra seca, exausta e sem água. Quero contemplar-te no santuário e avistar o teu poder e a tua glória. O teu amor é melhor do que a vida! Por isso os meus lábios te exaltarão (Sl 63.1-3).

De toda a sua força: Jesus disse:

Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos (Jo 14.15).

Em todas as circunstâncias: Deus em primeiro lugar – tudo o mais pode ser muito bom, mas virá como resultado.

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas (Mt 6.33).

O que tem isso a ver com os filhos? É o que deve determinar o que se ensina a eles.

2. Aproveite cada oportunidade

Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar (Dt 6.7).

Em vez de “ensinar com persistência”, outras traduções dizem “inculcar”, ou seja, impregnar a mente dos filhos com os valores divinos – gravá-los nos filhos – criar marcas profundas e indeléveis neles, a cada momento e em tudo o que fizermos. Não dar espaço para ignorar ou negar a Deus.

Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina (2Tm 4.2).

3. Mostre a sua devoção

Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões (Dt 6.8-9).

É preciso que nossa devoção a Deus seja visível. Não basta ensinar versículos bíblicos aos filhos – é preciso viver o que eles dizem!

Ao povo de Israel, Deus deu instruções para instituírem sinais memoriais entre eles.

Comam pão sem fermento durante os sete dias; não haja nada fermentado entre vocês, nem fermento algum dentro do seu território. Nesse dia cada um dirá a seu filho: Assim faço pelo que o Senhor fez por mim quando saí do Egito. Isto lhe será como sinal em sua mão e memorial em sua testa, para que a lei do Senhor esteja em seus lábios, porque o Senhor o tirou do Egito com mão poderosa. Cumpra esta determinação na época certa, de ano em ano (Ex 13.7-10).

O que faremos hoje para tornar nosso amor a Deus visível e palpável? É preciso ser um exemplo por meio do nosso modo de vida:

Em resumo:

E agora, ó Israel, que é que o Senhor seu Deus pede de você, senão que tema o Senhor, o seu Deus, que ande em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, ao seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma,
e que obedeça aos mandamentos e aos decretos do Senhor, que hoje lhe dou para o seu próprio bem?
(Dt 10.12-13).

Pr. Wilson R. Greve – domingo, 14/8/22


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.