Menu fechado

Sejam santos (pt.1)

08/08/2022 | Mensagens, Pr Wilson Greve, Série "Perseverança"

Série Perseverança 11

Texto bíblico básico: 1 Tessalonicenses 4.5-8

A igreja de Tessalônica, a quem Paulo dirigiu essa carta, era recente e precisava de esclarecimento em vários assuntos.

Uma das questões críticas era a enorme carência de moral sexual predominante na cidade, em que, entre outras coisas, a devassidão, ali mediante a prostituição cultual nos templos pagãos, era usual. Neste sentido, a cultura de lá era bastante semelhante à atual em nossas cidades.

Vocês conhecem os mandamentos que lhes demos pela autoridade do Senhor Jesus. A vontade de Deus é que vocês sejam santificados… (1Ts 4.2-3)

Como lidamos com a palavra de Deus? Paulo ensina:

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra (2Tm 3.16-17).

A Palavra de Deus é a autoridade máxima – é preciso estudá-la.

Abster-se da imoralidade sexual

É preciso afastar-se, fugir, manter distância de prostituição, fornicação, pornografia…

A imoralidade guerreia contra a vida espiritual:

Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma (1Pe 2.11).

Saber controlar o corpo

A opinião geral na cultura grega de lá era que todo o nosso corpo é mau e apenas o espírito seria bom. Por isso, pouco importaria o que se fizesse com e ao corpo. Paulo apela então para a santidade na pureza sexual e no amor:

Cada um saiba controlar o próprio corpo de maneira santa e honrosa (1Ts 4.4).

O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo (1Co 6.13)

O corpo é santuário do Espírito Santo:

Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês (1Co 6.19-20).

Saber controlar a mente

Não com a paixão de desejo desenfreado, como os pagãos que desconhecem a Deus (1Ts 4.5).

São nossas emoções e paixões depravadas que querem nos dominar – estas podem, entre outras, ser trabalho, vícios, sexo, etc. Sobre isso, a Bíblia recomenda:

Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração. Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá (Sl 37.4-5).

Trata-se de colocar tudo diante de Deus e pedir que ele cuide disso, mas a batalha será constante:

Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito (Gl 5.24-25).

Não engane seu irmão

Neste assunto, ninguém prejudique a seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos (1Ts 4.6).

Além de maus procedimentos evidentes, como desonestidade e mentira, merece também destaque o namoro sem compromisso, que hoje vem ocorrendo cada vez mais cedo e que instabiliza toda a vida.

Seja qual for o tipo de mau procedimento, aplica-se o seguinte:

A ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou (Rm 1.18-19).

Lembrem-se de que somos santos!

Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo (1Ts 4.7-8).

Com a ajuda de Deus, podemos e devemos controlar nossa vida – sem prejudicar o próximo:

Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença (Ef 1.4).

Deus nos criou como belos vasos destinados a abrigar flores e bons frutos – não para servir de lixeira:

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 1.2).

Pr Wilson R. Greve – domingo, 7/8/2022


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.