Menu fechado

Alegria nas provações

16/01/2023 | Mensagens, Pr Kevin Tehlen

Texto bíblico básico: Tiago 1.1-8

1. Alegria na provação?

Qual é o nosso maior medo? Não é só a situação política. São os diversos desafios na nossa vida.

Destaque do nosso texto bíblico:

Considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança (vv 2-3).

Tiago diz aos seus leitores que se esforcem para não permitir que seus medos, desânimos, ira, chateações, reprovações sejam os sentimentos que dominem seus corações, mas que sejam alegres no meio das dificuldades.

A palavra original traduzida como alegria aponta não só para esta, mas para sua fonte. É preciso, portanto, ir mais a fundo. Só será possível passar pela provação com alegria quando sabemos quem está no controle.

Costumamos buscar alegria por meio de prazer e abandonando o que não agrada, mas Tiago nos desafia a olhar mais além. Não tentando esquecer os problemas ou proclamando vitórias, mas buscando bênçãos, como p.ex. crescimento espiritual. Deus espera de nós confiança. O resultado será perseverança e resistência.

Pergunta: Quem está no controle da sua vida?

2. Os resultados da provação

Perseverança

Quando o coração e a mente conseguem entender que tudo o que acontece serve para forjar homens e mulheres mais fortes, seguiremos confiantes no Senhor e continuaremos a entregar nossas dificuldades em suas mãos.

Resistência e maturidade

A perseverança resulta em maior resistência e em maturidade.

A perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.

Tendemos a exigir de Deus soluções para os nossos problemas, mas Deus responde do modo dele, e requer nossa confiança de que não nos deixará faltar nada.

3. Peçam sabedoria

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal homem que receberá coisa alguma do Senhor; é alguém que tem mente dividida e é instável em tudo o que faz (vv 5-8).

Esta ordem é uma parte necessária da vida de oração do cristão. A intenção de Deus é que as provações levem os cristãos a uma dependência maior dele.

Conhecer a Deus e a si mesmo é o vestibular mais importante e compensador pelo qual um cristão pode passar.
(Russell Shedd)

Quando estamos sendo provados, precisamos de sabedoria para não desperdiçar as oportunidades
que Deus está nos dando para chegarmos à maturidade.
A sabedoria nos ajuda a entender como usar as provas para nosso bem e para a glória de Deus.
(Hernandes Dias Lopes)

O oposto disso é aquela pessoa que não está completamente comprometida com Deus, mas gosta de se garantir por meio da oração. O seu verdadeiro interesse é no progresso neste mundo, mas ela também quer desfrutar de algumas bênçãos de Deus agora e ir para o céu quando morrer. Tal pessoa não obterá sabedoria; na verdade, não receberá nada de Deus.

Pr. Kevin Tehlen – domingo, 16/1/2023


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.