Menu fechado

Contentamento

27/02/2023 | Mensagens, Pr Kevin Tehlen

Texto bíblico básico: Salmo 28

Nos últimos três domingos tivemos várias mensagens sobre alegria. Nossa alegria pode ter várias causas: encontros com amigos, comunhão na igreja, visitas, viagens com a família, etc. Há, porém, uma diferença entre alegria e contentamento.

Alegria é a manifestação do contentamento. Contentamento é ter satisfação.

Muitas vezes, porém, Deus nos manda algo diferente daquilo que esperamos para ficar contentes.

O Salmo 28 é um dos salmos de Davi e pertence a um conjunto de três: 26 a 28. Davi expressa ali sua confiança em Deus e o prazer a comunhão com ele, mas de repente, no Salmo 28, a situação muda e ele se vê ameaçado.

Na ocasião em que os compôs, Davi estava numa situação angustiante, sob ameaça, e em tais circunstâncias fica difícil viver contente. Como ficamos quando Deus se cala? Davi insiste em obter uma resposta de Deus!

Reproduzimos a seguir alguns pensamentos da autoria de Luciano Subirá, que poderão nos orientar quando estamos em busca de contentamento:

“A dificuldade que temos de não nos contentarmos não é proveniente do fato de ser impossível vivermos com menos, mas de não querermos viver com menos, especialmente quando vemos outros vivendo com mais. Juntamente com a ganância, sempre encontraremos, caminhando de mãos dadas com ela, a inveja!”

“O contentamento não está ligado à falta de condições para uma vida digna; não é uma carência contínua, e sim sabermos esperar até que as circunstâncias mudem. O contentamento não significa uma falta de sonhos ou um comodismo, e sim paciência para darmos um passo de cada vez, sempre do tamanho das nossas pernas; significa não ambicionarmos coisas altivas, mas acomodarmo-nos às humildes.”

O apóstolo Paulo nos passa duas boas receitas para o contentamento:

1) Cultivar uma constante comunhão com Cristo

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece (Fp 4.12-13).

Não permita que a alegria da sua vida esteja nas bênçãos que Deus pode lhe dar. Nossa alegria deve estar no próprio Senhor, com ou sem as bênçãos que ele pode nos dar.

2) Cultivar a comunhão com os irmãos na fé

Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele (1Co 12.26).

Pr. Kevin Tehlen – domingo, 26/2/2023


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.