Menu fechado

A fonte da nossa alegria

06/03/2023 | Mensagens, Pr Wilson Greve

Texto bíblico básico: Salmo 98

1. Alegria porque o Senhor é fiel às suas promessas

O Salmo 98 pode ser visto como continuação do 97, falando da atuação de Deus no mundo:

Cantem ao Senhor um novo cântico, pois ele fez coisas maravilhosas; a sua mão direita e o seu braço santo lhe deram a vitória! O Senhor anunciou a sua vitória e revelou a sua justiça às nações. Ele se lembrou do seu amor leal e da sua fidelidade para com a casa de Israel; todos os confins da terra viram a vitória do nosso Deus (Sl 98.1-3).

Uma fonte de alegria é a comunhão na presença de Deus na família e na igreja. Um novo cântico é a expressão dessa alegria.

Vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida por seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito, conhecido antes da criação do mundo, revelado nestes últimos tempos em favor de vocês. Por meio dele vocês creem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus (1Pe 1-18-21).

Ele revelou sua justiça e a satisfez em nosso lugar. Ele nos amou da forma como somos. Só ele podia fazer isso.

Todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas no presente demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus (Rm 3.23-26).

Ele foi fiel à promessa que fez.

Vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O Senhor, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal. O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos (Dt 7.6-7).

Essa promessa refere-se a Israel, mas a Bíblia mostra que se aplica também a todos os que creem em Jesus:

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam (1Pe 2.9-10).

2. Alegria porque o Senhor voltará para os seus

Aclamem o Senhor todos os habitantes da terra! Louvem-no com cânticos de alegria e ao som de música! Ofereçam música ao Senhor com a harpa e ao som de canções, com cornetas e ao som da trombeta; exultem diante do Senhor, o Rei! Ressoe o mar e tudo o que nele existe, o mundo e os seus habitantes! Batam palmas os rios, e juntos cantem de alegria os montes; cantem diante do Senhor porque ele vem, vem julgar a terra; julgará o mundo com justiça, e os povos com retidão (Sl 98.4-9).

Ele nos incluiu na sua promessa:

Veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus (Jo 1.11-13).

Temos acesso a Deus e somos sua família quando somos transformados pela fé em Cristo.

3. Perspectivas

Deus restaurará sua Criação

Pois vejam! Criarei novos céus e nova terra, e as coisas passadas não serão lembradas. Jamais virão à mente! Alegrem-se, porém, e regozijem-se para sempre no que vou criar, porque vou criar Jerusalém para regozijo, e seu povo para alegria (Is 65.17-18).

Ele julgará com justiça

Vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos (Ef 2.8-10).

Concluindo:

Minha opinião acerca de tudo o que me acontece dever ser regida por estas três coisas:
a compreensão que tenho acerca de quem sou,
a consciência que tenho de para onde vou
e o conhecimento que tenho do que me espera quando eu chegar lá.
Martyn Lloyd-Jones

Pr. Wilson R. Greve – domingo, 5/3/2023


Programações

DOMINGO

EBD (adultos e crianças) - 9h
Informações

Culto - 10h30
Presencial e online

Culto - 19h
Apenas presencial

SÁBADO

Adolescentes - 16h
Informações: Instagram

Jovens - 19h30
Informações: Instagram

No nosso canal do YouTube, você encontrará diversos outros materiais, como séries de mensagens, músicas dos coros e aulas de Escola Bíblica para adultos e crianças.